Curso de Literatura e Saúde Mental: Leitura para o Bem-Estar

FutureLearn

Descrição do Programa

Leia a Descrição Oficial

Curso de Literatura e Saúde Mental: Leitura para o Bem-Estar

FutureLearn

O grande escritor do século 18, o Dr. Samuel Johnson, que sofria de graves crises de depressão, disse que "o único fim da escrita é permitir ao leitor aproveitar melhor a vida ou melhor suportá-lo".

Tomando a frase de Johnson como ponto de partida, este curso considera como poemas, peças e romances podem nos ajudar a entender e lidar com tempos de tensão emocional profunda.

Ao longo do caminho, você vai ouvir dos médicos, que oferecem uma perspectiva médica e de pessoas que se voltaram para a literatura em momentos de crise, incluindo figuras bem conhecidas como Melvyn Bragg, Mark Haddon, Sir Ian McKellen e Stephen Fry.

Quais tópicos você abordará?

Juntos, exploraremos seis temas:

  1. Stress: Na poesia, a palavra "stress" refere-se à ênfase de certas sílabas em um medidor de poemas. Como os "estresses" métricos da poesia nos ajudam a lidar com os estresses mentais e emocionais da vida moderna?
  2. Heartbreak: o coração é uma condição médica? O que os sonetos de Sidney e o Senso e a Sensibilidade de Austen podem nos ensinar sobre o sofrimento e a recuperação de um coração partido?
  3. Deleirão: a psicóloga Elisabeth Kübler-Ross propôs recentemente que existem cinco estágios de sofrimento. Como o Hamlet de Shakespeare e poemas de Wordsworth e Hardy nos ajudam a pensar de maneira diferente sobre o processo de luto?
  4. Trauma: PTSD ou "shellshock" tem sido associado às experiências traumáticas dos soldados na Primeira Guerra Mundial. Como é a condição descrita na poesia de guerra da época? Os poemas e as peças podem nos oferecer uma visão de outras fontes de trauma, incluindo aborto espontâneo e assalto?
  5. Depressão e Bipolar: a escritora Rachel Kelly suporta suas memórias Black Rainbow "como as palavras me curaram - minha jornada através da depressão". Em quais textos as pessoas se voltaram durante os períodos de depressão e por quê? O que podemos aprender da literatura sobre os vínculos entre transtorno bipolar e criatividade?
  6. Envelhecimento e demência: um dos maiores estudos de envelhecimento na literatura inglesa é o rei Lear de Shakespeare. É útil pensar sobre esta peça no contexto da demência? Por que os sofredores de perda de memória relacionada à idade muitas vezes ainda são capazes de recordar os poemas que aprenderam "de cor"?

O que você conseguirá?

No final do curso, você poderá ...

  • Explore como poemas, peças e novelas podem nos ajudar a entender e lidar com tempos de tensão emocional profunda.
  • Participe em pesquisa líder em saúde mental e bem-estar.
  • Desenvolva a confiança na exploração das diferentes formas de literatura e seu impacto no bem-estar.

Para quem é este curso?

Este curso está aberto a qualquer pessoa interessada em literatura ou saúde mental. Não é necessária nenhuma experiência ou qualificação prévia. A carga de leitura será flexível e você terá a oportunidade de trocar idéias e sentimentos através das discussões online com outros alunos.

Essa escola oferece programas em:
  • Inglês
FutureLearn

Última atualização January 16, 2018
Duração e Preço
Este curso é Online
Start Date
Data inicial
Jan. 2019
Duration
Duração
6 semanas
Meio Período
Price
Preço
Grátis
Locations
Reino Unido - UK Online
Data inicial : Jan. 2019
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Jan. 2019
Reino Unido - UK Online
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações