Introdução
Nome do Mestre Mestrado Online em Gestão e Administração Esportiva Início do curso Abril de 2021 Duração 12 meses Língua As aulas são ministradas em espanhol. No entanto, alguns materiais e masterclasses são em inglês.Apresentação do MestreA estrutura do negócio de esportes é complexa. Este mestre on-line oferecerá ao aluno as ferramentas e habilidades para que ele conheça essa estrutura e possa traçar o caminho que deseja seguir para o seu futuro profissional nesse setor.Durante o mestrado, e graças à recomendação de um dos meus professores, comecei a trabalhar em uma agência representando atletas. Serly meade Aluno SMSO negócio de esportes baseia sua renda em vários eixos que estão passando por transformações fundamentais:A operação mais tradicional do recinto esportivo (estádio, arena) está migrando de modelos transacionais baseados em face a face para modelos dominados pelas vendas de canais digitais. Também é necessário levar em consideração outras instalações que compõem o setor, como academias, piscinas, pistas de atletismo (de propriedade privada ou pública) e que também precisam de modelos de gestão que garantam sua renda.
A organização e o gerenciamento de eventos assumem um papel muito decisivo diante de uma sociedade que participa cada vez mais de eventos esportivos e onde há um boom de hábitos de vida saudáveis. Os eventos de participação ou venda de ingressos, recorrentes ou pontuais, proliferam e você precisa saber como posicioná-los para o marketing e gerenciamento adequados. Muitos desses eventos geram um impacto econômico na área com a visita de atletas de diferentes partes do mundo. O turismo esportivo também está passando por uma era de ouro.
A renda derivada da exploração dos direitos audiovisuais aumentou exponencialmente devido ao aumento da concorrência, à globalização e ao aumento de janelas e possíveis canais de transmissão. Os direitos audiovisuais tornaram-se, em muitos casos, a principal fonte de renda para clubes e federações, com o duplo aspecto de se tornar um alívio para as finanças corporativas, mas, ao mesmo tempo, uma alta dependência. Mas o que acontece com propriedades menores? Criar comunidades de fãs por meio das novas mídias sociais e poder monetizá-las é o grande desafio.
Por outro lado, o gerenciamento da marca esportiva e os acordos de associação e patrocínio da marca também foram impactados por mudanças tecnológicas e transformações sociais derivadas. As necessidades dos patrocinadores evoluíram drasticamente nos últimos anos. Portanto, é essencial definir uma estratégia de patrocínio que maximize os ativos disponíveis.O Mestrado Online em Gerenciamento e Administração de Esportes treina os alunos para terem um sólido acesso à indústria do esporte, ocupando cargos de responsabilidade em entidades esportivas, agências de marketing esportivo, marcas patrocinadoras, instalações ou organizadores de eventos.
Obrigado a todos aqueles que foram reconhecidos pelo COI como o melhor até agora, Barcelona tem se posicionado como uma das cidades com mais tradição nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Barcelona é a casa do FC Barcelona, ​​o clube de futebol com mais fãs ao redor do mundo, hospedando muitos eventos internacionais a motor e vela, e é a sede da Liga Europeia de Basquetebol, MotoGP e empresas como a Mediapro desempenhando um papel fundamental produção e desportivos audiovisuais direitos.
Fazer o Mestrado Online em Gerenciamento Esportivo no SMS Barcelona oferece uma oportunidade única de morar essa experiência e ter os melhores profissionais do setor."O mestrado em SMS é voltado para pessoas apaixonadas por esportes e que sabem claramente que seu futuro profissional passa por isso". Francesc Cruces Diretor Acadêmico do Mestrado em Gerenciamento e Administração de EsportesobjetivosOs principais objetivos deste programa são:Entenda os pilares da indústria do esporte, obtenha uma visão clara dos caminhos de entrada de cada pilar e entenda as estratégias de gerenciamento.
Treine os alunos para tomar decisões estratégicas e de gerenciamento na indústria do esporte, fornecendo o contexto e as experiências necessárias.
Conheça as especificidades do Sport Business e entenda as diferenças entre diferentes países e regiões.
Fornecer experiência prática na solução de casos reais da indústria em colaboração com empresas e instituições do setor.
Desenvolver as habilidades e habilidades do aluno para gerenciar projetos em diferentes áreas do negócio de esportes.
Compreender o enquadramento legal e ética que rege o mundo do esporte e suas implicações para as empresas.Perfil recomendadoEste mestrado é destinado a graduados universitários da Europa e países de língua espanhola que têm o seguinte perfil:Graduados ou graduados em: Ciências Econômicas, Administração de Empresas e Direito Administrativo, Ciências do Esporte, Marketing, Comunicação, Gestão Comercial
Os candidatos que não possuem um diploma universitário podem apresentar sua candidatura comprovando uma experiência profissional mínima de 3 anos no setor esportivo, em cargos de responsabilidade. Nesse caso, o departamento de Admissões validará a adequação do candidato e sua admissibilidade.Plano de estudosAssuntos Obrigatórios ECTS Visão estratégica no setor esportivo Organização e gestão de eventos esportivos Gestão econômica, financeira e fiscal Marketing esportivo e Lei de patrocínio na área esportiva Organização e gestão de eventos esportivos Gestão de instalações e negócios no complexo esportivo Inovação e transformação na indústria do esporte Estratégia digital e CRM Empreendedorismo e liderança em organizações esportivas Turismo esportivo Projeto Mestre Final 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 10
Total 601. Visão estratégica no setor esportivoQuais são os fundamentos do negócio do esporte na Espanha, América Latina e Europa? Qual é o contexto socioeconômico do negócio de esportes? Como decidir as linhas estratégicas de uma organização esportiva? Este curso visa aprofundar o contexto dos negócios esportivos em todo o mundo, bem como analisar as diferenças existentes em diferentes mercados e esportes.
Governança Internacional do Esporte
Conhecer as organizações que governam e regulam o esporte a nível nacional e internacional, bem como a competência e a hierarquia das mesmas, é uma parte necessária na gestão dos negócios de esportes.
Europa e América Latina vs Estados Unidos
Quais são as maiores diferenças entre o negócio do esporte na Europa e nos Estados Unidos? O que podemos tomar como referência para cada mundo?
Políticas públicas na área esportiva
Quais são as políticas públicas que promovem o esporte social de maneira inclusiva e igualitária? O que a administração pública deve fazer para promover o esporte de base com um objetivo de saúde pública? Qual a capacidade das políticas públicas para impulsionar o esporte com o objetivo de criar atletas de classe mundial?2. Organização e gestão de eventos esportivosDesde a organização de um grande evento internacional até o gerenciamento de um evento para um pequeno grupo: o mercado de eventos esportivos está crescendo e esse assunto nos permitirá ter uma aproximação de todos os aspectos necessários para organizar e comercializar um evento esportivo. Das cidades-sede à venda de ingressos ou registros, através de questões operacionais, de segurança e comunicação.
O assunto apresentará estudos de caso de sucesso de ambos os grandes eventos, com centenas de milhares de ingressos vendidos para eventos experimentais para alguns atletas amadores.3. Gestão econômica, financeira e fiscalEsta disciplina apresentará ao aluno a estrutura financeira e os critérios para controle e gerenciamento das propriedades esportivas
Compreender a estrutura financeira de organismos desportivos e princípios contábeis para aqueles regidos também é necessário para completar a visão estratégica que olha para o programa.4. Marketing e patrocínio esportivoUm assunto básico para entender qualquer tipo de propriedade esportiva. Por um lado, a marca da propriedade será analisada, um dos ativos mais destacados de qualquer organização. A marca é o pilar sobre o qual todo o programa de patrocínios é construído.
A escolha da melhor estratégia de posicionamento será fundamental para a organização. Posteriormente, o assunto tratará das estratégias atuais de patrocínio vistas de diferentes ângulos: Do patrocinado, mas também do ponto de vista do patrocinador.
Será contextualizado em ambiente digital e serão analisados conceitos como marketing de emboscada. O curso será complementado com conceitos-chave como vendas, medição, licenciamento e merchandising.5. Direito na área de esportesEsta disciplina apresentará o aluno no contexto legal e regulatório das entidades esportivas.
Como todos os setores econômicos, o negócio do esporte é regido pelas diferentes enquadramentos legais de cada país, e também pelos seus próprios regulamentos entidades supra-nacionais que lhe são atribuídas a responsabilidade pela arbitragem. E se a ética em toda a atividade humana é essencial na indústria do esporte ainda mais desde que se tornou uma referência social que capta a atenção de grande parte da sociedade.6. Instalações e gestão de negócios no local de esportesEsta disciplina introduz o aluno a conhecer as políticas comerciais para gerar negócios em instalações esportivas. De uma academia, clube de tênis a um estádio ou arenas.
instalações
Como definimos preços em uma academia? Que política de desconto ou pagamento aplicamos? Vendas paralelas? Saberemos como estabelecer as melhores estratégias para maximizar o desempenho da instalação.
Venda de ingressos em estádios e arenas
Preços dinâmicos, estratégias de venda antecipada, gerenciamento de locais de bilhetes vazios, aumento do gasto médio por transação, são apenas alguns dos desafios enfrentados pelo negócio de venda de bilhetes tradicional. Nesta parte do curso, o aluno aprenderá com os casos de sucesso que os estádios e arenas mais avançados estão realizando. Os serviços de hospitalidade e VIP, as receitas provenientes dos serviços de hospitalidade (Alimentos e Bebidas, camarotes VIP, venda de produtos, atendimento personalizado e outros serviços de valor acrescentado) são uma parte fundamental do funcionamento do local.
Museu e visitas às instalações
O esporte é emoção, e seguidores de equipes e atletas querem experimentar também antes e depois dos jogos. A arena esportiva se torna uma fonte de negócios também durante os dias de nenhum partido. Quais são as chaves para capitalizar a experiência de fãs para a instalação?7. Inovação e transformação na indústria do esporteEstamos em um momento de mudança acelerada que atinge todos os setores da economia e, obviamente, também a indústria do esporte. Compreender o processo de transformação será fundamental para futuros líderes e para aqueles que desejam se especializar em áreas que em breve estarão no coração da indústria. O assunto irá rever os principais movimentos transformadores da indústria: locais inteligentes, tecnologia de block-chain, big data e experiências personalizadas para fãs, OTTs, realidade aumentada, realidade virtual e novos modelos de negócios.
O assunto irá revisar histórias de sucesso que ilustram esse momento de mudança, tanto aplicado a eventos esportivos, a locais e até a atletas individuais.8. Estratégia digital e CRMAssunto básico voltado ao negócio do esporte em que a estratégia digital das entidades esportivas é abordada, o marketing digital como ferramenta transversal para a ativação e o crescimento das vendas e as oportunidades que os canais digitais abrem para a criação de produtos próprios por as entidades
Estratégia digital
As organizações desportivas tornaram-se parte de entretenimento e empresas de comunicação. E a partir desse papel, a gestão público digitais muito maiores do que os meios de comunicação. Quais são as chaves para a gestão de negócios digital e qual a estratégia a tomar para maximizar o valor da marca e renda?
marketing digital
Search, tomada de decisão e compra de quase todos os produtos e passa através de serviços de Internet e o sector do esporte não é excepção. Por isso, é necessário entender as ferramentas de marketing digital nos proporciona.
CRM
Que aspectos devem ser considerados na criação e operação subseqüente de CRM? Como é que vamos tentar diferenciar clientes e fãs? Como rentabilizar os fãs que não são clientes?9. Empreendedorismo e liderança em organizações esportivasA indústria do esporte é provavelmente um dos setores mais globalizados do ponto de vista trabalhista. Essa globalização implica, portanto, a necessidade de profissionais com capacidade de trabalho em equipes multiculturais e multidisciplinares.
Este curso visa identificar políticas e gestão estratégica necessárias para cargos de responsabilidade nas habilidades indústria do esporte e orientar os alunos em várias oportunidades profissionais e criação de projectos empresariais dentro da indústria de esportes. Os alunos também aprofundar os conceitos de empreendedorismo, suas fases, metodologias e modelos de financiamento do projeto.10. Turismo esportivoUma realidade em expansão que está cada vez mais trazendo mais volume para a indústria do esporte e gerando mais empregos. Compreender como um território pode gerar um volume maior de renda graças ao turismo é um dos fundamentos desse assunto. Por suas condições geográficas, pela construção de instalações ou pela organização de eventos, milhões de pessoas decidem destinos ao longo do ano. Portanto, devemos entender as políticas públicas em relação ao turismo esportivo, o papel desempenhado pelos operadores turísticos e promotores privados que compõem esse mercado florescente de turismo esportivo.11. Final Draft MestreO Projeto Final do Mestrado Online engloba todo o aprendizado que o aluno vem adquirindo ao longo do Mestrado online nas diferentes disciplinas. Para sua realização, o trabalho é realizado em grupo, desde que o objetivo seja o máximo possível que o trabalho se aproxime da realidade da profissão. Consistirá na implementação de um plano de negócios em entidade esportiva, marca patrocinadora, instalação ou atleta com briefing de objetivos e necessidades, e onde se buscará que o aluno demonstre que é capaz de aplicar todos os conhecimentos e habilidades desenvolvidas nas diferentes sujeitos para poderem assumir a realização de um projeto do início ao fim.atividades adicionaisMasterclasses em lugares emblemáticos:Camp Nou
Circuit de Catalunya
MentoriaO SMS, conhecimento prévio do perfil e objetivos do aluno pelo Departamento Acadêmico, atribuirá um Mentor a cada aluno. O Mentor o ajudará a tomar decisões importantes em relação ao acompanhamento do curso, bem como na orientação de sua carreira profissional, tudo conduzido através de três sessões individuais de orientação.oportunidades de carreiraDepartamentos, comerciais ou de marketing digitais:Clubes de futebol profissional, Clubes de outros esportes, Organizações esportivas nacionais ou internacionais
Agências de marketing esportivo
Marcas patrocinadoras
Promotores de Eventos
Gerentes de instalações esportivas
Gerentes de Turismo Esportivo professoresMichael Tapiro Fundador da Escola de Gestão Esportiva
Michael começou sua carreira como um jogador de rúgbi no Stade Français. Anos mais tarde, ele escolheu para empreender e criou o Rugby Clube de Paris Neuilly. Anos mais tarde, ela fundou a agência Au delà du sport, que era especializada na relação entre o esporte e gestão de negócios. Enquanto isso, Michael ensinou comercialização de mais de 15 anos até que, em 2010, decidiu começar a sua própria escola de criar a Escola Sports Management (SMS), uma escola de negócios especializada em gestão de esportes, que agora é fundador e professor .
Francesc Cruces Diretor Acadêmico do Mestrado em Gestão Esportiva
Francesc Cruces é graduado em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação Digital e Novas Tecnologias.
Por mais de 10 anos, ele trabalhou na agência internacional de marketing Octagon, desenvolvendo estratégias de comunicação e distribuição de conteúdo em eventos esportivos e trabalhando para marcas patrocinadoras como Coca-Cola, Vodafone, Movistar, Ballantine, entre muitas outras. Ele também administrou os direitos de televisão para um grande número de eventos em um mercado audiovisual em transformação.
Por 5 anos, ele trabalhou no FC Barcelona em um departamento de desenvolvimento de negócios que permitiu ao clube obter novos recursos econômicos em um período em que a globalização dos grandes clubes de futebol se materializou. Durante esse período, o FC Barcelona se tornou o segundo clube com o maior orçamento de renda a nível internacional.
Atualmente, Francesc é vice-presidente de marketing do escritório da Octagon para o mercado espanhol. Sua tarefa é coordenar a equipe da agência que cria, implementa e mede estratégias de patrocínio para marcas e propriedades no campo do esporte, da música e do entretenimento, nacional e internacionalmente.
Atualmente, a agência gerencia contas como Movistar, Budweiser, Endesa, Rakuten ou Firestone, entre outras.
Cinto Ajram Professor Escola de Gestão Esportiva
Profissional no mercado de marketing e patrocínio, principalmente esportes, com mais de 12 anos de experiência em diferentes multinacionais como Banco Sabadell, Zurich Seguros ou Futbol Club Barcelona. Fundador da CA Sports Marketing, uma empresa dedicada à ativação e intermediação de contratos de patrocínio. Atualmente, ele também está desenvolvendo a área de consultoria do Instituto Johan Cruyff. Ele é um patrocinador e professor de marketing esportivo nos principais mestres e pós-graduados da Espanha.
Vanessa Basra Professor da Escola de Gerenciamento Esportivo
Apaixonada pelo mundo do esporte, que iniciou sua carreira esportiva como tenista e treinador profissional.
É formada em Administração e Gerenciamento de Negócios (UVIC), mestre em Marketing e Negócios Digitais (ESADE).
Ele dirigiu sua carreira profissional para o mundo do marketing e esportes. Ele trabalhou por mais de 11 anos no FC Barcelona, desenvolvendo diferentes posições nas áreas de marketing, comunicação e comercial, incluindo Chefe de Marketing e Chefe de Marketing Esportivo. Atualmente, ele é o chefe de marca do Sevilla FC
Vanessa tem uma vasta experiência em marketing, branding, digital e comunicação.
Xavier Vilaseca Professor da Escola de Gestão Esportiva
Advogado especializado em PI e Novas Tecnologias (direito da propriedade intelectual e industrial e tecnologia da informação). No campo jurídico, desenvolveu sua carreira em diversos campos, atuando em butiques como Durán-Sindreu no incipiente mundo das novas tecnologias (proteção de dados), em agências de propriedade industrial (marcas e patentes) e na própria OMPI (Organização Intellectual Property World) em colaboração com a Representação Permanente do Governo da Espanha na Suíça. Por fim, na contratação de atletas em contratos de editora (em direitos de imagem e sua exploração). A sua visão como Consultor Desportivo e Organizador de Eventos nos últimos 5 anos de experiência profissional completa uma expertise também na perspetiva de Marketing e Finanças, proporcionando assim valor acrescentado na área do esporte empresarial.
Núria Soler Professor da Escola de Gerenciamento Esportivo
Fundador e diretor da empresa de consultoria dedicada ao crescimento e desenvolvimento do potencial de pessoas e equipes: Alter Ego Sports & Business training.
Mentor em liderança e habilidades sociais, especializado em Alto Desempenho.
Treinador e treinador de pessoas e equipes nas áreas de negócios e esporte.
Praticante de PNL (Programação Neurolinguística). Empresária e gerente com mais de 18 anos de experiência, membro do conselho do Barcelona Marketing Club desde 2010 e membro do “Conselho Consultivo Esportivo da Catalunha” da Generalitat de Catalunya como Secretário Geral desde 2011.
Xavier Purcallà Professor Escola de Gestão Esportiva
Graduação em Ciências da Comunicação (2007) e Publicidade e Relações Públicas (2008). Diretor e consultor de comunicação para grandes marcas, com vasta experiência no mundo do esporte.
Iniciou sua carreira profissional como jornalista esportivo em mídias como La Razón, Radio Marca, Rac1 e Cadena SER. Em 2009, ele se tornou diretor de comunicação da Octagon Espanha, agência de marketing e comunicação esportiva. Dirigiu até hoje a comunicação de eventos esportivos de destaque internacional (Valencia Open 500 ATP World Tour, WTA Andalucía Tennis Experience, Quebrantahuesos Cycling Tour, Andalranía Bike Tour e Andalucía Bike Race e Marathon de Málaga). Ele também desenvolveu e coordenou os planos de conteúdo e estratégia de comunicação, relacionados ao esporte e entretenimento, para marcas como Endesa, Telefónica, Rakuten, Adeslas, Polar, Compeed ou Firestone, entre outras. Atualmente, ele atua como diretor de comunicação e coordena a equipe de produção de conteúdo e audiovisual da Octagon na Espanha. Possui uma visão 100% digital e adaptada às novas tecnologias.
Sergi Vieta Professor da Escola de Gerenciamento Esportivo
Graduado em Administração e Gerenciamento de Negócios pela ESADE, Sergi desenvolveu a maior parte de sua carreira profissional na indústria do futebol, trabalhando para agências, produtores, clubes e associações, adquirindo uma visão global desse negócio.
Começou a sua relação com o esporte prestando consultoria financeira a clubes e outras empresas do setor do lazer da Unidade Europeia de Futebol da KPMG no Reino Unido. De regresso a Barcelona, realizou vários projectos e passou a colaborar com a agência de Marketing Mediasports do Grupo Mediapro, à qual mais tarde se juntou para liderar a divisão de futebol, aconselhando clubes, competições e marcas associadas ao mundo do futebol. Em poucos anos, Sergi se junta ao Comitê de Futebol do Grupo Mediapro e dirige as operações do LFP World Challenge, o projeto estratégico de desenvolvimento internacional da LaLiga. Em 2016 assumiu a Direção Geral da Granada CF a pedido do novo proprietário, o grupo chinês DDMC, conduzindo a transição e lançando as bases para uma gestão de clubes profissional, digital e sustentável. Desde o início deste ano, Sergi é CEO da agência desportiva Onside Sports Iberia, subsidiária do Lagàrdere Sports & Entertainment Group, uma referência mundial na indústria desportiva.
Raul Cypress Professor da Escola de Gestão Esportiva
Raúl Ciprés é engenheiro técnico industrial da Universidade Politécnica da Catalunha. Mestre em Gerenciamento e Marketing Esportivo pela La Salle-JCI. Sócio fundador e CEO da Creativialab, Agência de Marketing BTL dedicada ao marketing esportivo e social Pro. Parceiro e CMO da Startup iWOPI. Parceiro do vencedor do Startup EASY TRAVEL do Airbnb Travel Tech Award. Ex-membro do Conselho de Administração - Área de Marketing - Alianças e Expansão do Clube Joventut Badalona (Club Liga ACB). Foi Diretor Geral de Marketing do Soccer Club -RCD Espanyol. Desenvolvimento do projeto do novo estádio RCD.
Foi diretor de marketing do Real Club de Polo de Barcelona. Foi diretor de marketing do clube Joventut Badalona Club da Endesa Basketball League. Ele ensina e ensina no Mestrado em Gerenciamento de Marketing da EAE Business School, Mestrado em Marketing Esportivo no UAB- Instituto Johan Cruyff, Tecnocampus Mataró UPF, Jornalismo Esportivo de Pós-Graduação em Blanquerna - Ramon Llull University e ESADE.
Suas áreas de especialização são Branding, Patrocínio, Marketing Esportivo, Planos Estratégicos, Planos de Marketing, Conceitualização Criativa, Branding, Planos de Ativação de Novas Tecnologias-BTL.
Jordi Cañellas Professor da Escola de Gestão Esportiva
Jordi tem uma vasta experiência na indústria de esportes. Nos seus mais de 25 anos de experiência, ele trabalhou em diferentes posições dentro da indústria. Ele começou a trabalhar para a Adidas e depois foi diretor comercial e de marketing da agência internacional Octagon na Espanha. Posteriormente, ele foi diretor comercial e de marketing do Circuito de Barcelona-Catalunha, e mais tarde tornou-se diretor de marketing do jornal Sport e diretor de marketing e patrocínio da Liga de Basquete ACB. Atualmente, ele é consultor e trabalha em sua própria agência, a JCSportsBarcelona, para diferentes marcas e propriedades.
Pablo Garcia Manitz Professor da Escola de Gestão Esportiva
Fundador e CEO da bewolfish, uma agência dedicada a promover a carreira de atletas profissionais através da otimização de seu desempenho, criação de sua marca pessoal e monetização de sua carreira. Bewolfish tem atletas proeminentes de diferentes disciplinas, incluindo o piloto de Moto GP Maverick Viñales, o campeão mundial de Freestyle Kayak Quim Fontané ou o internacional Freeride Snowboarder Núria Castan. Anteriormente, ele foi diretor comercial da empresa Onebox TDS e trabalhou nas Copas do Mundo de Natação do BCN em 2013. Ele também é pesquisador com publicações em conferências internacionais e professor em escolas de negócios como a Escola Real Madrid da Universidade Europeia.