Introdução
Nome do título: Mestrado em Tributação Internacional e Comunitária (ed virtual)
Ramo do conhecimento: Ciências Sociais e Jurídicas
Centro onde é ensinado: Faculdade de Direito Avda. Dr. Ángel Echeverri, s / n. Campus sul 15782 Santiago
Data de autorização para a aplicação do título pela Xunta de Galicia: Decreto 434/2009 de 3 de dezembro
Data de publicação no BOE: 20/10/2017
Data do último credenciamento: 29/07/2009
Responsável pelo cargo:
Coordenador do cargo: Iglesias Casais, Jose Manuel
Condições de ensino:Periodicidade da oferta: anual
Tipo de ensino: virtual
Regime de estudo: Virtual
Línguas de uso: espanhol galegoGrau interuniversitário:
Não
Universidade Coordenadora:Universidade de Santiago de CompostelaobjetivosO objectivo do Mestrado em Fiscalidade Internacional e Comunitária pressupõe o compromisso de oferecer ao aluno uma formação especializada de alta qualidade na área da fiscalidade internacional e comunitária que lhe permita adquirir os conhecimentos e competências necessários ao desenvolvimento do seu trabalho de investigação no setor do Direito Especialmente complexo pela pluralidade de disciplinas que participam do estabelecimento de suas normas regulatórias, pela multiplicidade de instrumentos normativos que devem ser levados em consideração para a resolução de uma determinada situação e pelas constantes modificações a que estes instrumentos normativos estão sujeitos.
Os objetivos específicos perseguidos são:Análise das repercussões fiscais do processo de globalização: dupla tributação, elisão fiscal, economias de escolha e planejamento tributário internacional.
Estudo do processo de harmonização fiscal na União Europeia: análise dos resultados obtidos tanto no domínio da fiscalidade direta e indireta como dos objetivos da futura política fiscal da União. Atenção especial ao incidente do processo constitucional europeu.
Aquisição de competências e técnicas de investigação na área do Direito.
A formação integral do jurista, que envolve tanto a aquisição de conhecimentos de direito positivo como o desenvolvimento de capacidades de interpretação, integração e aplicação das normas jurídicas.
Capacidade de analisar criticamente o Direito, tanto do seu desenho normativo como da jurisprudência emanada dos Tribunais competentes em matéria fiscal.competências geraisCapacidade de compreensão, análise e síntese, capacidade de organização e planejamento
Comunicação oral e escrita nas línguas co-oficiais e em uma ou mais línguas estrangeiras.
Conhecimentos de informática aplicados à área de estudo.
Capacidade de obter e gerenciar informações, resolução de problemas e capacidade de tomada de decisão
Argumento crítico
Trabalho em equipe, em um contexto internacional, incluindo equipes interdisciplinares.
Aprendizagem autônoma e adaptação a novas situações
Criatividade, iniciativa e espírito empreendedor.
Conhecimento de outras culturas.
Motivação pela qualidade e excelência profissional.
Sensibilidade às questões da realidade social, econômica e ambiental.Plano de estudosEspecialidades ou itinerários:
Não são contemplados
Transferência e reconhecimento de crédito:
Reconhecimento de créditos: consiste na aceitação por uma universidade dos créditos que foram obtidos em um ensino oficial, na mesma ou em outra universidade, e que são computados em outros ensinamentos diferentes para efeitos de obtenção de um grau oficial.
Transferência de créditos: implica que nos documentos acadêmicos oficiais que credenciam os ensinos sucessivos para cada aluno, a totalidade dos créditos obtidos em ensinos oficiais tomados anteriormente, na mesma ou em outra universidade, que não tenham dado lugar à obtenção de título oficial .SaidasAcadêmico: na medida em que viria a ampliar os conhecimentos que costumam ter os alunos em matéria tributária depois de concluídos os estudos de graduação, transmitindo uma visão global do fenômeno tributário que transcende e completa o meramente interno.
Científico: na medida em que representam uma oportunidade para analisar de uma perspectiva crítica os princípios e esquemas clássicos de tributação, expondo novos princípios e esquemas de tributação adequados a uma economia globalizada.