Lugares limitados


A neurociência da aprendizagem é um campo de conhecimento que nasce da interação entre a neurobiologia, que fornece conhecimento sobre o funcionamento do sistema nervoso; psicologia, que fornece conhecimento sobre o comportamento e os processos mentais; e educação, que fornece conhecimento sobre os processos de ensino-aprendizagem. O principal objetivo da educação é modificar ou influenciar o comportamento das crianças em desenvolvimento, favorecendo o seu bem-estar, desenvolvimento e adaptação ao seu ambiente. Assim, conhecer as bases biológicas dos processos mentais oferece ferramentas práticas para saber como projetar metodologias pedagógicas que favoreçam os processos de plasticidade cerebral e respeitem o funcionamento do cérebro.

Como o cérebro processa informações? Como você controla emoções e sentimentos? Como as funções executivas são desenvolvidas? Como os processos de atenção funcionam? Como a memória é consolidada? Como a motivação afeta a aprendizagem? Existem alimentos de neurociência? Espaços podem ajudar a aprender?

Nesse sentido, a neurociência da aprendizagem visa uma maior integração do estudo do desenvolvimento neurocognitivo nas ciências da educação, baseado na ideia de que saber como o cérebro aprende e como funciona pode melhorar a prática pedagógica e as experiências de aprendizagem.

Desta forma, o curso on-line de especialização em Neurociências e Aprendizagem visa reunir estudos recentes no campo da neurociência cognitiva sobre como o cérebro humano aprende a partir da prática docente de todas as etapas educacionais.

Este curso tem como objetivo fornecer conhecimento e orientação prática para profissionais da área de educação, interessados em melhorar seu ensino, podendo incorporar e aplicar os avanços das neurociências sobre como ele funciona e como o cérebro aprende.


Por que é um treinamento de interesse para o corpo docente?

A neurociência nos permite estudar a base biológica do comportamento e da cognição. Esta formação oferece um quadro teórico amplo e detalhado sobre o funcionamento do cérebro que pode justificar e substanciar, do ponto de vista científico e rigoroso, a mudança e melhoria pedagógica. É muito importante que o corpo docente possa projetar as situações de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva baseada no funcionamento do cérebro.


Valores deste treinamento?

Este treinamento permite descobrir como o cérebro funciona e aprende, bem como oferecer evidências científicas que sustentem as práticas pedagógicas nos diferentes níveis. O principal valor é conseguir desenvolver uma educação baseada em evidências científicas e aumentar o rigor e a qualidade do sistema educacional.

Por outro lado, é um convite à reflexão, crescimento e desenvolvimento profissional.


Benefícios para a sala de aula?

  • Aumentar a inclusão de alunos na sala de aula respeitando os diferentes níveis e ritmos de aprendizagem.
  • Promover o desenvolvimento socioemocional das crianças.
  • Favorecer uma metodologia baseada em evidências científicas.
  • Aumentar os níveis de atenção e o desenvolvimento das funções executivas na sala de aula.
  • Promover um ambiente e espaços de aprendizagem que favoreçam os processos cognitivos.
  • Promover o bem-estar e a saúde dos estudantes.
  • Aumentar a capacidade dos professores para detectar sinais de alerta no desenvolvimento dos alunos.


Objetivo geral

O objetivo geral do curso de especialização é saber como é, como é estruturado, como funciona e como o cérebro humano aprende, bem como todos os fatores que podem estar afetando essa aprendizagem, para que professores e professores possam levá-los em conta para melhorar sua aprendizagem. prática pedagógica em sala de aula e permitir-lhes oferecer experiências de aprendizagem que promovam e respeitem o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e seus cérebros, a partir de uma perspectiva inclusiva.


Objetivos específicos

  • Conhecer a estrutura neuroanatômica básica e o funcionamento do cérebro humano.
  • Identificar os principais estágios que ocorrem no desenvolvimento do cérebro, suas características e seu impacto no comportamento de crianças, adolescentes e adultos.
  • Reconhecer e explorar os diferentes processos de aprendizagem, memória e plasticidade neural.
  • Analisar os diversos fatores neurocognitivos que podem afetar os processos de aprendizagem e memória, como atenção, percepção, motivação, emoções, lateralização, linguagem, funções executivas e criatividade.
  • Aprenda a influência de alimentos, descanso, movimento e espaços de aprendizagem em processos cognitivos e plasticidade cerebral.
  • Identificar os fundamentos teóricos da neurociência cognitiva e práticas educacionais baseadas em evidências de uma perspectiva inclusiva e de competência.
  • Analisar novas propostas das neurociências para incorporá-las na prática educativa.
  • Projetar práticas pedagógicas baseadas em evidências, realizá-las e avaliar sua eficácia e adequação


Estrutura

Programa e Conteúdo

Módulo 1. Bases conceituais e fundamentos da neurociência educacional (25 horas).

Conhecendo a origem da neurociência cognitiva, a estrutura neuroanatômica básica e funcional do cérebro humano e seu desenvolvimento filogenético e ontogenético é fundamental para iniciar o estudo do cérebro e sua relação com a educação como órgão responsável pela aprendizagem.

  • Introdução à neurociência cognitiva e aprendizagem.
  • Neuroanatomia funcional do sistema nervoso central.
  • Desenvolvimento do sistema nervoso central: Ontogenia e epigenética.

Módulo 2. Neurobiologia do comportamento e cognição (25 horas)

Este bloco se concentra na identificação do substrato neural dos processos de aprendizagem, memória e plasticidade, e como eles interagem com os diferentes fatores cognitivos que podem afetar a aprendizagem, como atenção, percepção, emoções, motivação, lateralização cerebral , linguagem e funções executivas. Todos eles, elementos básicos e fundamentais para entender como o cérebro aprende, como processa as informações do ambiente e como ele responde a ele.

  • Aprendizagem, memória e plasticidade.
  • Atenção e percepção.
  • Emoções e estados motivacionais.
  • Lateralização e linguagem.
  • Funções executivas e criatividade.

Módulo 3. Práticas pedagógicas baseadas em evidências (30 horas).

Este bloco ecoa todos os estudos que fornecem conhecimento sobre vários aspectos que afetam o funcionamento do cérebro e os processos de aprendizagem que dependem dele. Desta forma, a aplicação de todo esse conhecimento deve ser capaz de facilitar o desenho de práticas de sala de aula que capacitem e respeitem o desenvolvimento das crianças e seus cérebros.

  • Relação corpo-mente
  • Processos atencionais e motivacionais.
  • Cérebro emocional e social.
  • Organização do espaço.
  • Concepção de práticas educativas.


Modalidade e Estrutura

  • O curso de especialização dura 80 horas e certificação.
  • A modalidade do curso é 100% online.


Metodologia do curso

  • Leitura, análise e discussão reflexiva de documentos.
  • Visualizando documentos e discussões em grupo reflexivas.
  • Busca de informação, análise e síntese.
  • Trabalho individual e trabalho em espaços virtuais de grupos de aprendizagem.
  • Visualizando vídeos e estudos de caso
  • Debate através de fóruns de discussão.


Endereçado a

Profissionais da área educacional:

  • Professores e professores de educação infantil
  • Professores e professores do ensino primário
  • Professores e professores do ensino secundário
  • Professores especializados
  • Técnicos de educação infantil
  • Fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e psicólogos educacionais
  • Alunos dos Graus de Educação Infantil e Primária
  • Alunos dos graus de Psicologia, Pedagogia, Educação Social e Fonoaudiologia.

Profissionais da área social e da saúde:

  • Educadores sociais
  • Assistentes sociais
  • Logopedas
  • Terapeutas ocupacionais
  • Especialistas em educação especial e outros especialistas.


Também pode ser de interesse para mães e pais interessados em neurociência.

Finalmente, outras pessoas interessadas em conhecer as contribuições da neurociência para os processos de aprendizagem.


Titulação

Certificado de Especialização em Neurociência Educacional, emitido pelo International Montessori Institute .


Datas de pagamento

Além das modalidades de pagamento parcial e pagamento único, temos um serviço de aconselhamento pessoal para nos adaptarmos às necessidades econômicas dos nossos alunos. Não hesite em nos contatar: info@montessorispace.com

Opção A: 2 parcelas de € 182

pré-inscrição € 49

Registro € 99 em 15/09/2019

1ª parcela em 10/5/2019

2ª parcela em 11/5/2019

CUSTO DE FORMAÇÃO € 495

Opção B: pagamento único

pré-inscrição € 49

396.500 € pagamento aquando da inscrição.

CUSTO DE FORMAÇÃO € 495

Programa ministrado em:
  • Espanhol

Ver mais 4 programa(s) oferecido(s) por International Montessori Institute »

Última atualização Agosto 7, 2019
Este curso é Online
Data de início
Duration
2 meses
Período integral
Preço
495 EUR
Por local
Por data
Data de início
Data de término
Prazo para inscrição
Data de início
Data de término
Prazo para inscrição
Data de início
Data de término
Prazo para inscrição
Location
Prazo para inscrição
Data de término
Location
Prazo para inscrição
Data de término
Prazo para inscrição
Data de término