Curso on-line: Tratamento de águas residuais anaeróbias de alta taxa

TU Delft Open & Online Education

Descrição do Programa

Leia a Descrição Oficial

Curso on-line: Tratamento de águas residuais anaeróbias de alta taxa

TU Delft Open & Online Education

VISÃO GERAL

Aprenda os princípios, o projeto do processo e as técnicas de solução de problemas para o tratamento de efluentes anaeróbios e obtenha todos os potenciais de seu reator anaeróbio de alta taxa.

Maximize os benefícios

O tratamento anaeróbio de águas residuais é a tecnologia mais eficiente em termos de energia para o tratamento de efluentes. Com a mínima necessidade de energia e a conversão de poluentes orgânicos em biogás rico em energia, há um duplo ganho de energia! Este curso aborda os princípios fundamentais, aspectos microbiológicos e físico-químicos, tecnologia de reatores e aplicações atuais e futuras.

O curso apresenta tecnologia de ponta, com foco em sistemas de reatores de leito. Também introduz as ferramentas de diagnóstico usadas para determinar as razões de qualquer desempenho abaixo do ideal. Às vezes, reatores anaeróbicos sofrem de falhas súbitas. Neste curso, você aprenderá como realizar um diagnóstico no reator anaeróbico e avaliar por que as falhas são sentidas e decidir que ação corretiva é necessária para restaurar todo o benefício potencial do sistema anaeróbico.

O tratamento anaeróbico de águas residuais é aplicado a uma ampla gama de águas residuais contaminadas organicamente. Atualmente, mais de 5000 reatores estão instalados em todo o mundo.

Este curso é para você?

Este curso aprofundará seu conhecimento sobre o tratamento de efluentes anaeróbios e fornecerá informações valiosas para qualquer pessoa interessada no campo. Alunos, novos profissionais do setor, acadêmicos, consultores, usuários finais de diversos setores se beneficiarão do curso. Você não apenas aprenderá sobre o potencial do sistema, mas também como fazer um diagnóstico quando a eficiência do tratamento for menor do que a esperada.

Depois de fazer o curso, você poderá dimensionar e operar seu próprio reator anaeróbico e transformar uma estação de tratamento de águas residuais em uma verdadeira fábrica de energia.

Depois de fazer este curso, você será capaz de:

  • Calcule os benefícios energéticos da aplicação de tratamento anaeróbico de alta taxa em comparação com sistemas convencionais de lodo ativado
  • Reatores anaeróbios de dimensão (UASB / EGSB) para tratamento de efluentes industriais e julgar os méritos de novos sistemas
  • Reatores Start-up UASB com material de semente de baixo grau
  • Realize uma análise de diagnóstico de reatores anaeróbicos com mau funcionamento
  • Controlar e monitorar reatores anaeróbios usando o balanço de massa COD

Durante o curso, você terá a oportunidade de interagir com colegas de diferentes países e instituições que trabalham no campo. Você receberá feedback do palestrante e terá a oportunidade de trabalhar em conjunto com outros membros do curso em um estudo de caso no qual o Prof. Dr. Jules van Lier irá elaborar mais detalhes. A conexão com os parceiros da indústria lhe dará a chance de conhecer os principais fornecedores mundiais de tecnologia anaeróbica e discutir suas opiniões com outros especialistas.

Este curso online inclui:

  • Excursão virtual a uma estação de tratamento de efluentes anaeróbios
  • Tour virtual em laboratório: uma explicação dos testes de SMA e BMP no laboratório
  • Webinars

Soluções state-of-the-art

Este curso foi projetado por especialistas internacionais da TU Delft em tratamento de efluentes anaeróbios e é baseado em mais de 30 anos de pesquisa e experiência prática no campo.

"É incrível ver que muitas indústrias ainda usam sistemas de tratamento de lodos ativados que consomem energia para tratar suas águas residuais contaminadas organicamente, ao passo que elas podem ser facilmente abordadas usando sistemas modernos de alta taxa anaeróbica com todos os benefícios que elas trazem! Por outro lado, também vemos sistemas de reatores anaeróbicos falhando ou executando abaixo das expectativas, devido à falta de diagnóstico precoce para tomar ações de correção.É exatamente o que este curso é: fornecer o conhecimento necessário para avaliar os potenciais do tratamento anaeróbio de alta taxa para seu próprio caso e realizar diagnósticos e resolução de problemas de reatores anaeróbicos, com base em nossa pesquisa de ponta. " - Prof. Jules van Lier

DETALHES

A digestão anaeróbica é um processo natural de mineralização no qual os microrganismos estabilizam a matéria orgânica na ausência de oxigênio. O produto final do processo de mineralização é chamado de biogás e contém a forma mais reduzida de carbono (CH4) e a forma mais oxidada de carbono (CO2). O processo pode ser usado em aplicações de engenharia. Por exemplo, ele pode ser usado para tratar águas residuais industriais poluídas organicamente e resíduos sólidos orgânicos.

A digestão anaeróbica é energeticamente eficiente e econômica, pois produz energia renovável na forma de biogás e não consome combustíveis fósseis.

Reatores de alta taxa

Os modernos reatores de alta taxa são muito compactos e permitem taxas de carga volumétricas que chegam a 30-40 kg COD / m3 por dia. A produção de energia atinge até 400 MJ / m3 de reator instalado por dia. A produção excessiva de lodos desses reatores é baixa em quantidade e muito alta em qualidade. Até tem valor de mercado!

Programa de Estudos:

Semana 1: Os princípios da tecnologia anaeróbia de alta taxa usando o balanço de massa COD para calcular a produção de biogás / energia de uma determinada água residual. Princípios da microbiologia anaeróbia.

Semana 2: Fatores ambientais que afetam o tratamento anaeróbio: sólidos suspensos, pH, temperatura, disponibilidade de nutrientes, toxicidade, presença de ânions oxigenados (como sulfato), etc.

Semana 3: Noções básicas sobre a tecnologia de reatores de alta taxa: como desacoplar o tempo de retenção hidráulica do tempo de retenção de sólidos. O projeto básico de reatores UASB e reatores de partida.

Semana 4: Exemplos de estudo de caso de sistemas de reatores em escala real: Paques BV e Biothane-Veolia. Exemplos de aplicações comuns de reatores anaeróbios de alta taxa. Visão geral de novos sistemas de reatores anaeróbios de alta taxa desenvolvidos a partir de escala de laboratório para escala total.

Semana 5: Caracterização de águas residuais e lamas metanogénicas. Montagem de ensaios laboratoriais para pesquisa diagnóstica.

Semana 6: Estudos de caso: sistemas de leito de lodo convencionais em escala real e novos sistemas, como AFR, ICX, MBR anaeróbico Memthane. Palestras de convidados cobrindo tanto a Paques BV quanto a Biothane-Veolia.

Avaliação

Os participantes devem concluir as seguintes atribuições:

  • Tarefa 1: fazer um balanço COD sobre um sistema de reatores e fornecer cálculos de energia
  • Tarefa 2: preparar um projeto básico para um sistema de reator UASB comum usando uma planilha de cálculo
  • Tarefa 3: propondo uma solução para um estudo de caso de um problema de processo
  • Tarefa 4: realizar um diagnóstico para determinar a toxicidade de um efluente

Literatura recomendada:

  • Van Lier, JB, N. Mahmoud e G. Zeeman (2008). Tratamento de efluentes anaeróbios. Em: M. Henze, MCM van Loosdrecht, GA Ekama, D. Brdjanovic (eds.), Tratamentos Biológicos de Efluentes, Princípios, Modelagem e Desenho, Capítulo 16, ISBN: 9781843391883, IWA Publishing, Londres, Reino Unido, p. 415-456.
  • van Lier, JB, FP van der Zee, CTMJ Frijters e ME Ersahin (2015). Comemorando 40 anos reatores anaeróbios da cama da lama para o tratamento de águas residuais industrial. Avaliações em Ciência Ambiental e Bio / tecnologia, 14 (4), 681-702. DOI 10.1007 / s11157-015-9375-5

QUALIFICAÇÕES

Certificados

Se concluir este curso com sucesso, você receberá um certificado de educação profissional e terá direito a receber 3.0 Unidades de Educação Continuada (CEUs).

ADMISSÃO

Este curso é voltado principalmente para profissionais que trabalham.

Conhecimento prévio esperado

  • conhecimentos básicos de (bio) química, conversões químicas, reações redox, a formação de precipitados
  • conhecimento do tratamento de águas residuais em geral
  • conhecimento básico de design de processos e tecnologia de reatores

Processo de admissão

Para concluir seu processo de admissão, você será solicitado a fazer o upload do seguinte documento:

  • uma cópia do seu passaporte ou carteira de identidade (sem carteira de motorista)

FATOS PRINCIPAIS

  • Data de início: 07 de novembro de 2018
  • Prazo de Admissão: 31 de outubro de 2018
  • Custo: 795 €
  • Duração do curso: 6 semanas
  • Esforço estimado: 4 a 5 horas por semana
  • Código do curso: HRAWT
Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização June 20, 2018
Duração e Preço
Este curso é Online
Start Date
Data inicial
Nov. 7, 2018
Duration
Duração
6 semanas
Período integral
Price
Preço
795 EUR
Information
Deadline
Out. 31, 2018
Locations
Holanda - Netherlands Online
Data inicial : Nov. 7, 2018
Prazo para inscrição Out. 31, 2018
Data de conclusão Dez. 18, 2018
Dates
Nov. 7, 2018
Holanda - Netherlands Online
Prazo para inscrição Out. 31, 2018
Data de conclusão Dez. 18, 2018