Curso On-line: Tecnologia de Naves Espaciais

TU Delft Open & Online Education

Descrição do Programa

Leia a Descrição Oficial

Curso On-line: Tecnologia de Naves Espaciais

TU Delft Open & Online Education

A exploração do espaço nunca sai de moda por muito tempo e o desejo de construir espaçonaves de baixo custo, confiáveis ​​e mais capazes nunca foi tão grande. Na TU Delft, anos de desenvolvimento de tecnologia e experiência em pesquisa espacial, a engenharia nos permite oferecer este curso, que examina as tecnologias de espaçonaves para satélites e veículos de lançamento.

Este curso fornecerá a base essencial para qualquer pessoa interessada no crescente campo de projeto e fabricação de espaçonaves, com seu forte foco nas aplicações práticas da teoria avançada.

Este curso fornece:

  • conhecimento dos princípios técnicos dos subsistemas de foguetes e de bus de satélite
  • a capacidade de selecionar componentes disponíveis no estado da arte
  • análise das limitações físicas e técnicas dos componentes do subsistema
  • identificação dos principais parâmetros de desempenho de diferentes subsistemas de espaçonaves
  • comparação dos valores obtidos pela teoria ideal e os da vida real
  • oportunidade de fazer projetos preliminares para uma espaçonave com base em seus principais requisitos

Outros tipos de espaçonaves, como veículos interplanetários, não são abordados neste curso. Instrumentação de naves espaciais e outras cargas úteis também não são cobertas.


Detalhes

As primeiras 1,5 semanas do curso são dedicadas a conhecer a plataforma, o material e seus colegas aprendizes on-line.

O curso de tecnologia de naves espaciais está estruturado em três segmentos principais:

Plataforma de ônibus via satélite

A tecnologia é discutida em um nível de componente com seus princípios de funcionamento explicados, bem como sua relação com os requisitos e restrições do subsistema. Cálculos para as principais características dos componentes demonstrados antes do trabalho prático pelos alunos usando principalmente relações físicas, em vez de regras gerais / empíricas. Os três módulos on-line são complementados por sessões de Hangout interativas.

  • Comando a bordo e manuseio de dados, incluindo as especificações de microprocessadores; interfaces de dados comumente usadas dentro de espaçonaves; os efeitos da radiação nos processadores e métodos para lidar com eles; agendamento operacional; detecção, isolamento e recuperação de falhas).
  • Tecnologia de energia elétrica que abrange a seleção e implementação de células fotovoltaicas; diferentes tipos de conversão de energia e métodos de distribuição; tecnologia de bateria; modos de falha comuns e proteção.
  • Determinação e Controle da Atitude. Princípios gerais de detecção e atuação no espaço; tipos e princípios básicos de algoritmos AOCS; princípios de funcionamento, design, tipos e características dos sensores solares, magnetômetros, rastreadores de estrelas, giroscópios, rodas de reação, magnetorquers, etc.
  • Estruturas e embarcações implantáveis ​​olhando conceitos estruturais; materiais estruturais; mecanismos de implantação, etc.
  • Controle Térmico - mecanismos e componentes passivos e ativos de controle térmico.
  • O básico da telecomunicação e os principais componentes das rádios.

Foguete

A ênfase está na tecnologia e não em uma teoria com exemplos de hardware mostrados sempre que possível durante as palestras. As palestras sobre motores a propelente líquido e motores a propelente sólido serão estruturadas de forma a ser um elogio, e não uma sobreposição, aos cursos anteriores de bacharelado do currículo de Engenharia Aeroespacial. Os três módulos on-line são complementados por sessões de Hangout interativas.

  • Teoria aplicada cobrindo os fundamentos da propulsão de foguetes, principais parâmetros de desempenho de foguetes e propulsores, noções básicas de teoria de foguete ideal e equações e tipos de propulsão são revisados ​​e aplicados a casos da vida real e demonstrações práticas.
  • Os motores de propulsores líquidos analisam tipos de motores, tipos de propulsores, componentes do sistema de alimentação, projeto do bico, fatores de qualidade e estimativa de desempenho real.
  • Motores de propulsores sólidos cobrem tipos de propelentes sólidos, características de ignição e queima do propulsor, foguetes híbridos e instabilidades de pressão e estimativa de desempenho real.
  • Propulsão elétrica e avançada revê os fundamentos da teoria da propulsão elétrica, tipos de propulsores elétricos, componentes e características de um subsistema de propulsão elétrica e conceitos avançados de propulsão
  • Micro-propulsão abrange as opções de micro-propulsão disponíveis, os critérios para sistemas de propulsão reduzidos, requisitos específicos de propulsão e necessidades de desempenho em nanossatélites, micro-usinagem de bicos, aquecedores e componentes do sistema de alimentação.

Workshop de Design CubeSat

Os alunos formarão grupos de 5 a 7 membros e trabalharão com um problema de design do CubeSat. A partir da descrição geral da missão e dos requisitos, fornecidos como entrada, o grupo projetará a arquitetura completa do satélite até a fase anterior à Fase A. Sempre que possível, eles selecionarão subsistemas e componentes comercialmente disponíveis. Se necessário, novas tecnologias ainda a serem desenvolvidas podem ser consideradas e justificadas.

Sessões semanais de 2 horas cada (na aula ou on-line) serão agendadas. Depois de trabalhar no estudo conceitual, a equipe apresentará um breve relatório com uma visão geral das tecnologias selecionadas, orçamentos, cronograma e explicação e justificativa das escolhas feitas. Este relatório será revisado pelos instrutores, fazendo assim a primeira iteração de projeto para a equipe. Durante a sessão final, todas as equipes apresentarão e discutirão suas soluções com as outras. Com base nos resultados dessa discussão, as equipes escreverão um adendo adicional de uma a duas páginas, no qual compararão criticamente seu próprio design com aqueles propostos por outros grupos.

Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização December 16, 2018
Duração e Preço
Este curso é Online
Start Date
Data inicial
Duration
Duração
13 semanas
Meio Período
Price
Preço
1,250 EUR
Information
Deadline
Locations
Dates