Curso On-line sobre Cibersegurança e Blockchain: combatendo a capacidade de irradiação na rede

Geral

Descrição do programa

Objetivo do curso

Através deste curso on-line, pretendemos fornecer uma visão básica e generalizada da situação atual em termos de segurança em matéria de TIC e as ferramentas que podemos usar para proteger nossas ações na rede (criptomoedas, transações eletrônicas).

duração

4 semanas (1 módulo por semana). Materiais para a compreensão do assunto são oferecidos, como apresentações, guias, leituras recomendadas, teste de superação do assunto, programa de solução de dúvidas e tutoriais. Além disso, videoconferências de 1 hora de duração serão realizadas para cada bloco para poder conversar ao vivo com o corpo docente.

Público objetivo

É um curso aberto voltado para profissionais das áreas de economia, direito e tecnologia que querem conhecer os novos desafios em termos de segurança cibernética, criptomoedas e blockchain.

Programa acadêmico

Módulo 1: segurança cibernética

Professor: Enrique Avila

  • 1.1 Conceitos fundamentais de segurança cibernética e inteligência cibernética
  • 1.2 Regulamento e quadro jurídico aplicável
  • 1.3 Ameaças na rede

Teremos a oportunidade neste bloco de analisar o novo paradigma da Segurança da Informação: Blockchain. Especificamente, o Blockchain como uma oportunidade em termos de identidade digital e tecnologias de consenso como um modelo de segurança distribuída.

Módulo 2: Criptoeconomia e criptomoedas

Professor: Sergio Muñoz

  • 2.1 Conceitos básicos. Origem
  • 2.2 Regulamentação legal: Obrigações de custódia.
  • 2.3 Contratos inteligentes

A origem da criptomoeda será revisada, suas classes e as diferentes abordagens para sua classificação a partir de uma estrutura legalmente válida. Da mesma forma, as modalidades de custódia e os riscos implícitos serão vistos. Finalmente, o conceito de contratos inteligentes será introduzido para mais tarde e, através de exemplos reais, descrevem sua operação e acomodação legal.

Módulo 3: Mercados e meios de pagamento digitais

Professora: Ana Gella Valdés

  • 3.1 Bitcoin
  • 3.2 Ethereum
  • 3.3 Resto de criptomoedas

Neste módulo analisaremos detalhadamente a origem das duas criptomoedas mais conhecidas: bitcoin e ethereum, assim como as principais semelhanças e diferenças entre elas para analisar a situação da criptocorrência em 2018.

Módulo 4: Tecnologia Blockchain

Professor: Ramón Miralles

  • 4.1 Conceito e origens
  • 4.2 Regulamentação legal
  • 4.3 Sistemas-chave

Neste módulo será feita uma abordagem ao conceito técnico de blockchain, explicando seu funcionamento, bem como suas classes (públicas, privadas) a partir de sua origem sociológica, para melhor entender o porquê do surgimento da blockchain. Além disso, será oferecida uma visão legal sobre a regulamentação aplicável e os principais desafios enfrentados por essa tecnologia.

titulação

As pessoas que passarem no curso receberão um certificado acadêmico equivalente a 60 horas de treinamento do Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset .

O Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset reserva-se o direito de cancelar a edição do Mestre, se não é nenhum número suficiente de estudantes para assegurar a viabilidade.

inscrição

A taxa de inscrição para este curso é de € 600. Este curso possui um programa de bolsas e descontos.

O prazo para inscrição é 5 de fevereiro.

Para formalizar o pedido de registro, preencha o seguinte formulário de registro.

Mecanismos de gestão e coordenação

Os graduados têm uma estrutura que inclui uma direção acadêmica, os professores responsáveis por cada módulo e o tutor. Para o cumprimento das funções que lhe foram atribuídas, todos os programas contam com o apoio da equipe técnica da GOBERNA.

A direção do programa corresponde a estabelecer os objetivos do curso de graduação e assegurar a articulação do conteúdo de cada módulo com as competências gerais e específicas que foram levantadas. Os professores dos módulos são especialistas nos tópicos ensinados em todo o programa. Seu conhecimento e extensa trajetória profissional permitem direcionar as atividades de treinamento contempladas no programa e avaliar o desempenho dos participantes, após a entrega de cada módulo.

Finalmente, o tutor foi concebido como uma figura para acompanhar os alunos e apoiar os coordenadores dos módulos, ao longo do programa. Suas funções são as seguintes:

  • Realizar um acompanhamento personalizado do desempenho dos participantes, durante a entrega dos módulos.
  • Certifique-se de que os alunos concluam as atividades de avaliação fornecidas no calendário acadêmico.
  • Apoiar os coordenadores dos módulos nas tarefas administrativas e no cumprimento dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
  • Elevar ao coordenador do programa os incidentes que possam surgir durante o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Recomendações gerais durante atividades acadêmicas

Preparação de material de aula

O material da aula estará disponível na sala de aula virtual, incluindo apresentações feitas pelos professores em sala de aula. É essencial que os participantes preparem os materiais didáticos de antemão, preparem individualmente notas com suas avaliações de conteúdo e participem ativamente dos debates promovidos no fórum virtual. Este último é geralmente avaliado.

Os participantes recebem um guia sobre como analisar um estudo de caso, que pode ser baixado na área de informações gerais do curso.

Sobre as aulas de streaming

As aulas de streaming começarão às 16:30 horas na Espanha e durarão uma hora; pode haver alterações no horário definido por motivos de força maior. De qualquer forma, a equipe da Goberna informará prontamente as alterações que ocorrem no planejamento inicial.

O dia e a hora das sessões serão especificados nos guias de ensino de cada módulo. Para os participantes que não conseguem se conectar no momento, as sessões serão gravadas para que possam vê-las sempre que desejarem.

Na parte final do streaming, os alunos terão a possibilidade de perguntar diretamente aos professores de cada módulo, a fim de esclarecer ou ampliar os aspectos que considerem apropriados.

Sistema de avaliação

O sistema de avaliação de cada módulo é especificado nos guias didáticos e inclui os percentuais de qualificação de cada atividade proposta pelo professor, bem como os critérios de avaliação. Para passar no programa, é um requisito aprovar os módulos e ter feito todas as atividades avaliadas que foram incluídas no calendário acadêmico. A semana de encerramento é considerada uma recuperação para os participantes que, por razões justificadas, tiveram que adiar o desenvolvimento de uma atividade. No entanto, é importante ter em mente que as atividades em grupo não se recuperam.

Um aspecto fundamental da avaliação é a participação ativa dos alunos nas discussões dos fóruns virtuais. Nesse sentido, é aconselhável que eles acessem regularmente a sala de aula virtual e compartilhem seus pontos de vista com o restante dos participantes e professores. A coordenação do programa e do tutor lhes dará informações oportunas sobre cada etapa do programa, através de uma mensagem semanal no quadro de avisos.

Serviços de apoio estudantil

Familiarização com a Governança - Módulo Introdutório.

O planejamento de cada programa inclui um período de familiarização de um aluno em uma semana, no qual é desenvolvido um módulo introdutório, no qual são disponibilizadas informações sobre a GOBERNA Latin America e sua equipe técnica; as características do método de caso, o sistema de avaliação e o uso das ferramentas do campus virtual. Os participantes têm um guia geral do programa, onde podem consultar o calendário acadêmico e a descrição detalhada das atividades de treinamento e avaliação lançadas.

Acompanhamento personalizado dos participantes

Os tutores monitoram o desempenho dos participantes diariamente, verificando seu grau de participação nas atividades de treinamento e os resultados obtidos nas avaliações do módulo. Eles realizam regularmente uma atualização do campus virtual com notícias de interesse dos alunos e enviam lembretes das tarefas que devem realizar, de acordo com o calendário acadêmico. O monitoramento realizado pelos tutores é essencial para orientar os participantes na gestão do tempo e mantê-los motivados durante o desenvolvimento do programa.

O monitoramento é feito levando em consideração o perfil e as necessidades de cada aluno. As ferramentas do campus virtual são usadas para obter informações sobre o acesso dos participantes ao conteúdo do programa e seu envolvimento em atividades de discussão ou debate. Além disso, contatos personalizados são feitos por e-mail e telefonemas para descobrir as causas da baixa participação dos alunos, se isso ocorrer. Durante as sessões presenciais, os alunos podem realizar reuniões com tutores para estabelecer os canais de comunicação mais adequados ao longo do programa.

Consultas e tutoriais

Os alunos têm uma série de ferramentas que permitem fazer consultas diárias sobre o conteúdo dos módulos e transmitir aos responsáveis pelo programa qualquer incidente que possa surgir em seu desenvolvimento. Os tutores mantêm um registro das consultas realizadas pelos participantes e se comprometem a responder dentro de um período não superior a 72 horas.

Os tutoriais são realizados ativando fóruns virtuais ou organizando telefonemas entre os participantes e os coordenadores dos módulos. De qualquer forma, é responsabilidade do gerenciamento do programa definir a modalidade mais apropriada com base nas necessidades dos módulos e no número de participantes inscritos no programa.

As consultas com os professores devem ser feitas através do campus virtual, evitando o uso de email. As perguntas podem ser direcionadas através de fóruns ou mensagens diretas.

Campus Virtual

O Campus Virtual é uma plataforma de ensino e interação on-line que a GOBERNA Latin America oferece para professores e participantes de treinamento. Esse apoio facilita a aproximação entre professores e alunos e permite o acesso ao conteúdo acadêmico. É um suporte educacional para sessões presenciais e uma ferramenta básica para o desenvolvimento de sessões virtuais.

Os estudantes devem acessar o Campus virtual através da página da Comunidade FOM www.comunidadfom.com. A coordenação acadêmica do programa fornecerá a eles um nome de usuário e senha para que eles possam ter acesso. Para se familiarizar com a operação desta plataforma, serão fornecidas instruções básicas de uso.

Última atualização Abr. 2020

Sobre a escola

El Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset, IUIOG, es un centro de excelencia en posgrado adscrito a la Universidad Complutense de Madrid. Especializado desde hace más de 30 años en e ... Ler Mais

El Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset, IUIOG, es un centro de excelencia en posgrado adscrito a la Universidad Complutense de Madrid. Especializado desde hace más de 30 años en el desarrollo e impartición de doctorados y másteres de alta calidad en los ámbitos de las Ciencias Sociales, las Humanidades y las Ciencias de la Salud, sus programas cuentan con reconocimiento oficial y, también, por ranking de prestigio. Ler Menos