Curso On-line sobre Cibersegurança e Blockchain: combatendo a capacidade de irradiação na rede

Geral

Descrição do programa

Informação básica

  • Título: Curso On-line sobre Cibersegurança e Blockchain: enfrentando a capacidade de irradiação na rede
  • Título próprio: Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset
  • Endereço do programa:
    • Enrique Avila (diretor do Centro Nacional de Excelência em Segurança Cibernética e chefe da área de Segurança da Informação da Guarda Civil)
    • Araceli Bailón García (gerente do Instituto de Ciências Forenses e Segurança UAM)
  • Data de entrega: de 11 de fevereiro a 10 de março de 2019.
  • Preço: 600 euros
  • Modalidade: online
  • Duração: 4 semanas

Este curso tem um programa de bolsas e descontos, consulte através do endereço de email fornecido.

Em 3 de janeiro de 2009, o lançamento inicial da criptocorrência bitcoin baseada na tecnologia blockchain (Blockchain) ocorreu, desde então, o mercado de criptomoedas cresceu exponencialmente, com muitos outros com diferentes características e protocolos emergentes.

Objetivo do curso

Através deste curso on-line, pretendemos dar uma visão básica e generalizada da situação atual em termos de segurança de TIC e as ferramentas que podemos usar para proteger nossas ações na rede (criptomoeda, transações eletrônicas ...).

duração

4 semanas (1 módulo por semana). Materiais para a compreensão do assunto são oferecidos, como apresentações, guias, leituras recomendadas, teste de superação do assunto, programa de solução de dúvidas e tutoriais. Além disso, videoconferências de 1 hora de duração serão realizadas para cada bloco para poder conversar ao vivo com o corpo docente.

Público objetivo

É um curso aberto voltado para profissionais das áreas de economia, direito e tecnologia que querem conhecer os novos desafios em termos de segurança cibernética, criptomoedas e blockchain.

Programa acadêmico

Módulo 1: SEGURANÇA CIBERNÉTICA.
Professor Enrique Avila
1.1. Conceitos fundamentais de cibersegurança e ciberinteligência
1.2. Regulamento e enquadramento legal aplicável
1.3 Ameaças na rede

Teremos a oportunidade neste bloco de analisar o novo paradigma da Segurança da Informação: Blockchain. Especificamente, o Blockchain como uma oportunidade em termos de identidade digital e tecnologias de consenso como um modelo de segurança distribuída.

Módulo 2: CRIPTOCONOMIA E CRIPTODIVISOS.
Professor Sergio Muñoz
2.1 Conceitos básicos. Origem
2.2 Regulamentação legal: Obrigações de custódia.
2.3 contratos inteligentes

A origem da criptomoeda será revisada, suas classes e as diferentes abordagens para sua classificação a partir de uma estrutura legalmente válida. Da mesma forma, as modalidades de custódia e os riscos implícitos serão vistos. Finalmente, o conceito de contratos inteligentes será introduzido para mais tarde e, através de exemplos reais, descrevem sua operação e acomodação legal.

Módulo 3: MERCADOS E PAGAMENTOS DIGITAIS
Professora Ana Gella Valdés
3,1 Bitcoin
3.2 Ethereum
3.3 Outras criptomoedas

Neste módulo analisaremos detalhadamente a origem das duas criptomoedas mais conhecidas: bitcoin e ethereum, assim como as principais semelhanças e diferenças entre elas para analisar a situação da criptocorrência em 2018.

Módulo 4: TECNOLOGIA DE BLOCKCHAIN
Professor Ramón Miralles
4.1 Conceito e origens
4.2 Regulamentação legal
4.3 Sistemas chave

Neste módulo será feita uma abordagem ao conceito técnico de blockchain, explicando seu funcionamento, bem como suas classes (públicas, privadas) a partir de sua origem sociológica, para melhor entender o porquê do surgimento da blockchain. Além disso, será oferecida uma visão legal sobre a regulamentação aplicável e os principais desafios enfrentados por essa tecnologia.

titulação

As pessoas que passarem no curso receberão um certificado acadêmico equivalente a 60 horas de treinamento do Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset .

O Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset reserva-se o direito de cancelar a edição do Mestre, se não é nenhum número suficiente de estudantes para assegurar a viabilidade.

Última atualização Março 2019

Sobre a escola

Fundado en 1986, el Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (IUIOG) es un centro de posgrado e investigación equivalente, en esencia, a las graduate schools de las universidades norte ... Ler Mais

Fundado en 1986, el Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (IUIOG) es un centro de posgrado e investigación equivalente, en esencia, a las graduate schools de las universidades norteamericanas. Fue el primer instituto universitario promovido y gestionado en España por una entidad privada, la Fundación José Ortega y Gasset, y adscrito a una universidad pública, la Universidad Complutense de Madrid. Ler Menos