Introdução
Nome do Mestre Mestrado Online em Gestão da Comunicação e Jornalismo Esportivo Início do curso Abril de 2021 Duração 12 meses Língua espanholApresentação do MestreO Mestrado Online em Gestão da Comunicação e Jornalismo Esportivo é um programa de dez meses que visa desenvolver habilidades de liderança em comunicação no campo específico da indústria do esporte .
O programa dá ênfase especial à mudança de paradigma que a comunicação está vivenciando, que está transformando as lógicas existentes até então e que está dando ao profissional de Comunicação um papel de destaque.
O programa é dirigido a pessoas que pretendem dedicar-se ao campo da comunicação corporativa, em empresas, entidades ou nos meios de comunicação ligados à área do esporte .
O Master fundamenta seus conteúdos em uma visão muito ampla e atualizada do papel que a Comunicação desempenha hoje na indústria do esporte. Assim, o aluno irá desenvolver competências que vão desde a estratégia comunicativa, as novas lógicas necessárias à compreensão do atual paradigma da comunicação, a compreensão dos canais digitais, o desenvolvimento e exploração de conteúdos, bem como o enquadramento jurídico, económico e financeiro .
O aluno irá contextualizar através das diferentes disciplinas qual é o papel fundamental dos profissionais de Comunicação na indústria do esporte e do entretenimento e irá compreender como a área da Comunicação é um complemento indispensável quer a nível corporativo, quer comercial.
Entender a Comunicação de uma perspectiva corporativa é um dos principais elementos perseguidos pelo programa, mas sem perder de vista a compreensão do novo jornalismo esportivo. Novos públicos e canais continuamente forçam a mídia e os jornalistas a evoluir. O surgimento de conceitos como "direto ao consumidor" ou influenciadores é apenas um exemplo disso.
A complexa e mutante indústria do esporte precisa de profissionais que entendam totalmente o novo paradigma quando se trata de comunicar e oferecer conteúdo a um público cada vez mais fragmentado, efêmero e de difícil impacto.objetivosOs principais objetivos deste programa são:Adquirir conhecimentos sobre o novo paradigma da Comunicação e qual será o relevante papel dos profissionais da comunicação na indústria do esporte.
Saiba o que as empresas, entidades e atletas estão exigindo no nível de estratégia de comunicação e conteúdo.
Compreender o campo profissional e econômico de empresas, clubes, entidades e atletas. Desde como a indústria está estruturada até como ela é financiada.
Entenda o novo papel do jornalista esportivo: como ele atualizou sua função e quais tendências futuras essa profissão vai sofrer.
Conheça as estratégias em Redes Sociais de entidades e atletas: Da conscientização ao engajamento e monetização.
Compreendendo as mudanças no mercado de direitos audiovisuais: da televisão à OTT.
Desenvolver o pensamento crítico do aluno, fornecendo ferramentas conceituais que permitem que ele se capacite e se torne um profissional com visão analítica.Perfil recomendadoEste mestrado é destinado a graduados universitários da Europa e países de língua espanhola que têm o seguinte perfil:Graduados ou Graduados em: Jornalismo, Comunicação Audiovisual, Marketing, Relações Públicas.
Nos casos em que o aluno credencie estudos superiores antes de um processo de acreditação do diploma universitário, o Comitê Acadêmico avaliará o currículo e o portfólio do candidato, bem como o plano de estudos, que deve manter uma equivalência razoável com os atuais estudos de graduação. a mesma área.Plano de estudos Assuntos Obrigatórios ECTS Ambiente atual da indústria esportiva Marketing esportivo: da marca ao patrocínio Comunicação corporativa e esportes Gestão da comunicação em entidades esportivas e para atletas Estratégias digitais em propriedades esportivas: geração de comunidades Estratégias digitais em propriedades esportivas: do engajamento à monetização O novo papel do jornalista esportivo Ambiente jurídico e financeiro na indústria esportiva Direitos audiovisuais no esporte Comunicação e conteúdo em e-Sports Projeto Mestre Final 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 10 Total 60 1. Introdução à indústria esportivaCompreender o funcionamento do mercado esportivo atual em nível global. Quem são os principais jogadores? Que objetivos eles têm? Como são suas fontes de renda? Regulamentação do mercado e tendências atuais de grandes propriedades esportivas globais.2. Marketing esportivo: da marca ao patrocínioAnalisaremos como as propriedades esportivas podem se tornar marcas de alto valor com milhões de seguidores. Como construir a marca e como se diferenciar? E a partir daí, como ativo minha marca para atrair patrocinadores?3. Comunicação corporativa e esportesA figura da Dircom está se tornando cada vez mais importante nas estruturas esportivas. Qual é o papel do dircom? . Gestão da Comunicação com Stakeholders (Media - Público em Geral - Instituições), Gestão de Crises, Competências Dircom.4. Gestão da comunicação em propriedades esportivas e para atletasFerramentas para gerenciar com eficácia a comunicação orientada para resultados em organizações ou eventos esportivos. Veremos como funcionam grandes propriedades e eventos versus pequenos, como desenvolver um plano de comunicação e conteúdo, como servir jornalistas ou atrair sua atenção, entre outros. O surgimento de novos canais está tornando a gestão da comunicação para os atletas cada vez mais importante. Mas trabalhar para uma entidade ou clube não é o mesmo que para uma pessoa. Veremos o posicionamento dos atletas e os planos de comunicação, como gerenciar as redes sociais para os atletas e as novas plataformas diretas ao consumidor para os atletas.5. Estratégias digitais em propriedades esportivas: Geração de comunidadesAproveite as redes sociais para gerar audiência, seguidores e fãs. 1.A figura do Chefe de Conteúdo e Estratégia Digital . Chaves e ferramentas. Storytelling / Storydoing. Criação da história. Formatos digitais: Oficina de redação / edição de fotos / edição de vídeo / transmissões ao vivo. Estratégia de mídia paga online / influenciadores esportivos. Painéis de medição.6. Estratégias digitais em propriedades esportivas: do engajamento à monetizaçãoComo gerar estratégias de monetização de fãs? Ambientes de mídia social ou criando seus próprios ambientes? O que e o que nossa comunidade está disposta a pagar?7. O novo papel do jornalista esportivoEsta disciplina introduz o aluno a conhecer as políticas comerciais para gerar negócios em instalações esportivas. De uma academia, clube de tênis a um estádio ou arenas.8. Ambiente jurídico e financeiro na indústria do esporteEm um setor tão complexo e em constante mudança, é essencial compreender o ambiente jurídico regulatório em ambos os níveis, nacional e supranacional. Entender bem as peculiaridades financeiras de entidades esportivas e atletas nos ajudará a entender a lógica do mercado.9. Direitos audiovisuais no esporteO que são direitos audiovisuais, a quem pertencem e por que são estratégicos. Venda de direitos audiovisuais. Análise dos titulares dos direitos: Dinheiro vs Exposição. Emissoras: da TV ao OTT. O novo público.10. Comunicação e conteúdo em e-SportsOs e-Sports entraram com muita força e adquirindo lógicas operacionais muito semelhantes às da indústria esportiva. A geração de públicos e sua gestão adquire uma importância fundamental para as propriedades de e-Sports no que diz respeito à geração de recursos econômicos.11. Projeto de Mestrado FinalElaboração tutorada de um projeto de conclusão de curso de mestrado no qual o aluno deverá sintetizar os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas anteriormente ministradas. O trabalho consistirá na redação de um projeto abrangente com um tema previamente definido. O aluno deve demonstrar capacidade de análise e síntese e ter adquirido uma metodologia de trabalho para desenvolver o projeto em cada uma das suas fases.MentoriaO SMS, conhecimento prévio do perfil e objetivos do aluno pelo Departamento Acadêmico, atribuirá um Mentor a cada aluno. O Mentor o ajudará a tomar decisões importantes em relação ao acompanhamento do curso, bem como na orientação de sua carreira profissional, tudo conduzido através de três sessões individuais de orientação.oportunidades de carreiraDircom em entidades esportivas (clubes, times, federações, agências, patrocinadores)
Gerente de Comunicações para Atletas Profissionais
Estrategista de comunicação e conteúdo digital para organizações esportivas e atletas
Gestora de direitos audiovisuais em entidades esportivas ou emissoras
Mídia esportiva professoresMichael Tapiro Fundador da Escola de Gestão Esportiva
Michael começou sua carreira como um jogador de rúgbi no Stade Français. Anos mais tarde, ele escolheu para empreender e criou o Rugby Clube de Paris Neuilly. Anos mais tarde, ela fundou a agência Au delà du sport, que era especializada na relação entre o esporte e gestão de negócios. Enquanto isso, Michael ensinou comercialização de mais de 15 anos até que, em 2010, decidiu começar a sua própria escola de criar a Escola Sports Management (SMS), uma escola de negócios especializada em gestão de esportes, que agora é fundador e professor .
Xavier Purcallà Diretor de programa
Graduação em Ciências da Comunicação (2007) e Publicidade e Relações Públicas (2008). Diretor e consultor de comunicação para grandes marcas, com vasta experiência no mundo do esporte.
Iniciou sua carreira profissional como jornalista esportivo em mídias como La Razón, Radio Marca, Rac1 e Cadena SER. Em 2009, ele se tornou diretor de comunicação da Octagon Espanha, agência de marketing e comunicação esportiva. Dirigiu até hoje a comunicação de eventos esportivos de destaque internacional (Valencia Open 500 ATP World Tour, WTA Andalucía Tennis Experience, Quebrantahuesos Cycling Tour, Andalranía Bike Tour e Andalucía Bike Race e Marathon de Málaga). Ele também desenvolveu e coordenou os planos de conteúdo e estratégia de comunicação, relacionados ao esporte e entretenimento, para marcas como Endesa, Telefónica, Rakuten, Adeslas, Polar, Compeed ou Firestone, entre outras. Atualmente, ele atua como diretor de comunicação e coordena a equipe de produção de conteúdo e audiovisual da Octagon na Espanha. Possui uma visão 100% digital e adaptada às novas tecnologias.
Iñaki Uribarri Professor da Escola de Gestão Esportiva
Diretor de Comunicação da Beach Soccer Worldwide Graduação em Filologia Inglesa (2004) e Jornalismo (2007) e Mestrado Internacional em Gestão de Comunicação Corporativa (2017). Diretor de Comunicação com mais de uma década de experiência no esporte de alto nível. Depois de dar os primeiros passos no mundo do jornalismo no Diario As, ingressou no departamento de comunicação do RCD Espanyol como assessor de imprensa. Em 2010, tornou-se Diretor de Comunicação da Beach Soccer Worldwide, entidade que administra o futebol de areia profissional em escala global, cargo que ocupa atualmente. Além de dirigir a estratégia de comunicação e as operações de mídia em cinco Copas do Mundo FIFA e centenas de eventos internacionais, já trabalhou em conjunto com dezenas de federações e entidades nacionais como FC Barcelona ou UNAOC, ou marcas como Puma, adidas ou Power Horse, entre outras. .
Xavier Riera Professor Escola de Gestão Desportiva
Jornalista. Graduado em Ciências da Comunicação (2003), sua trajetória profissional sempre esteve ligada à televisão e ao esporte. Ele acompanha as notícias do FC Barcelona há 10 anos. Primeiro, trabalhando como repórter de campo e entrevistas para o canal Gol Televisión e depois por 7 anos como correspondente esportivo em Barcelona para as televisões do Grupo Atresmedia, La Sexta e Antena 3 TV. Em 2019 ele se juntou à Liga de Videojuegos Profesional, a empresa de língua espanhola líder mundial na organização de ligas e eventos de e-sports como gerente de talentos, incorporando sua experiência e conhecimento em uma indústria nova e muito jovem.
Victor Fernandez Professor Escola de Gestão Desportiva
Account Director Tinke Barcelona - Team Leader Tinkle Valencia Licenciado em Ciências da Comunicação e em Publicidade e Relações Públicas, Mestre em Marketing pela Escola de Gestão de Barcelona e Mestre em SEO e SEM pela Escola Digital INESDI. Diretor de Contas da Tinkle Barcelona e Team Leader & Office Mentoring da Tinke Valencia, desenvolveu sua experiência na Nissan Motor Ibérica, no Departamento de Comunicação Interna. Anteriormente, ele adquiriu ampla experiência em comunicação corporativa e esportiva. Trabalhou na área de comunicação corporativa para importantes competições e eventos esportivos como a NBA da Espanha, a FIWC e os X Games de Barcelona, entre outros projetos. Ele também é um especialista em gerenciamento da pegada digital de pessoas e marcas em mecanismos de pesquisa.
Marc Menchén Professor Escola de Gestão Desportiva
Diretor Palco23. Jornalista com vasta experiência em publicações econômicas nacionais. Formado em Jornalismo pela Universidade Ramon Llull, iniciou sua carreira profissional na Expansión, onde permaneceu como editor especializado em esportes, distribuição e companhias aéreas entre 2010 e 2015. Em março daquele ano, iniciou seu próprio projeto com o lançamento do Palco23, o principal jornal de informações econômicas sobre a indústria do esporte.
Francesc Cruces Diretor Acadêmico da Escola de Gestão Esportiva
Francesc Cruces é graduado em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação Digital e Novas Tecnologias.
Por mais de 10 anos, ele trabalhou na agência internacional de marketing Octagon, desenvolvendo estratégias de comunicação e distribuição de conteúdo em eventos esportivos e trabalhando para marcas patrocinadoras como Coca-Cola, Vodafone, Movistar, Ballantine, entre muitas outras. Ele também administrou os direitos de televisão para um grande número de eventos em um mercado audiovisual em transformação.
Por 5 anos, ele trabalhou no FC Barcelona em um departamento de desenvolvimento de negócios que permitiu ao clube obter novos recursos econômicos em um período em que a globalização dos grandes clubes de futebol se materializou. Durante esse período, o FC Barcelona se tornou o segundo clube com o maior orçamento de renda a nível internacional.
Atualmente, Francesc é vice-presidente de marketing do escritório da Octagon para o mercado espanhol. Sua tarefa é coordenar a equipe da agência que cria, implementa e mede estratégias de patrocínio para marcas e propriedades no campo do esporte, da música e do entretenimento, nacional e internacionalmente.
Atualmente, a agência gerencia contas como Movistar, Budweiser, Endesa, Rakuten ou Firestone, entre outras.