Mestre em Ação Humanitária e Construção da Paz
Oxford Brookes University
Informação chave
Localização do campus
Headington, Reino Unido
Idiomas
Inglês
Formato de estudo
Ensino a Distância
Duração
30 Meses
Ritmo
Meio Período
Propinas
GBP 4.800 / per year
Prazo para inscrição
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Introdução
Nosso MA de Ação Humanitária e Construção da Paz é voltado para os profissionais que já trabalham nessas áreas, mas também aqueles que trabalham em áreas afins.
Projetamos e ministramos este curso em parceria com o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR). Isso dá a você acesso a recursos e suporte de ambas as instituições online e no campo por meio de missões da ONU. Também utilizamos o conhecimento e experiência do Centro de Desenvolvimento e Práticas de Emergência (CENDEP).
Um ambiente de aprendizagem online flexível e fácil de usar permite que você aprenda com seu local de trabalho. Durante o curso você irá:
- investigue questões de ponta no campo
- propor ferramentas inovadoras
- refletir sobre as práticas de campo atuais
- amplie suas percepções
- desenvolver e refinar as habilidades hard e soft necessárias para trabalhar com eficácia.
Você terá o suporte de uma equipe de especialistas acadêmicos e profissionais de primeira linha. E especialistas de campo para tópicos específicos.
Este curso também é relevante para profissionais que trabalham em outras áreas interessados em explorar oportunidades na transformação de conflitos.
Galeria
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
Currículo
Aprendizagem e avaliação
Este curso foi projetado para ser estudado por estudantes que trabalham na área.
Entrega 100% on-line
O programa é 100% online, realizado por meio de webinars, tutoriais, discussões e trabalhos em grupo. A carga horária por módulo é estimada em 200 horas por módulo divididas em quatro tipos de atividades.
Cerca de 25% do seu tempo será gasto em atividades lideradas pela equipe, como webinars, tutoriais e discussões, 25% do seu tempo será gasto em atividades autoguiadas, como leituras ou exercícios independentes, outros 25% serão usados na preparação suas atribuições e, finalmente, o quarto restante de sua carga de trabalho será diretamente derivado ou baseado no passado profissional das práticas atuais.
Meio período
Este programa de meio período é geralmente estudado ao longo de 30 meses. Sendo a tempo parcial, permite que você permaneça no campo trabalhando enquanto completa seus estudos. No entanto, você pode estender seus estudos, se necessário, e levar até 5 anos para concluí-lo. Ou termine em 24 meses se você puder tirar uma folga do trabalho para concluir o curso.
Módulos de estudo
Módulos obrigatórios
- Da Sensibilidade do Conflito à Transformação do Conflito (20 créditos)
Este módulo fornece uma compreensão sólida da complexidade dos conflitos, incluindo estruturas conceituais e debates teóricos relacionados à ação humanitária e construção da paz em ambientes complexos. Ele fornece as ferramentas analíticas para entender os contextos de conflito e avaliar os desafios enfrentados como profissionais. - Sensibilidade cultural em ambientes de conflito e pós-conflito (20 créditos)
Concorda-se que os programas de emergência, reabilitação e construção da paz precisam ser incorporados nas culturas locais. Como podemos ser verdadeiramente 'sensíveis à cultura'? Se este princípio estiver claro, os aspectos práticos continuam confusos e difíceis de colocar em operação. A sensibilidade cultural requer conhecimento, habilidades e competências, mas também uma atitude em relação aos outros. Este módulo permite que você entenda e lide com questões centrais relacionadas à cultura, comunicação, construção de confiança e sensibilidade à cultura. Você também explora questões relacionadas a dimensões culturais como gênero, deslocamento e identidade. - Liderança, Equipe e Autogestão em Ambientes de Conflito (20 créditos)
Você examinará criticamente algumas das habilidades pessoais (ou 'habilidades sociais') necessárias para profissionais que trabalham em ação humanitária e construção da paz. Em particular, o módulo centra-se nas competências de liderança, gestão de equipas e competências de autogestão. A sessão sobre autogestão é mais especificamente centrada no estresse e gestão do estresse e apresenta uma série de técnicas que podem ser aplicadas para autossustento, mas também para apoiar colegas e membros de comunidades em países afetados por conflitos. - Proteção de Civis em Ambientes de Conflito e Pós-conflito (20 créditos)
Este módulo analisa as questões críticas relacionadas à proteção de civis em contextos de conflito e pós-conflito, explorando diferentes estruturas conceituais e operacionais. Em sua segunda parte, o módulo se concentra no planejamento e implementação de atividades de proteção e oferece a oportunidade de aplicar diferentes ferramentas a situações concretas. O módulo termina com uma discussão sobre estratégias de proteção baseadas na comunidade, incluindo proteção civil desarmada. - Estabilização e recuperação pós-conflito (20 créditos)
Este módulo analisa as questões críticas relacionadas à proteção de civis em contextos de conflito e pós-conflito, explorando diferentes estruturas conceituais e operacionais. Em sua segunda parte, o módulo se concentra no planejamento e implementação de atividades de proteção e oferece a oportunidade de aplicar diferentes ferramentas a situações concretas. O módulo termina com uma discussão sobre estratégias de proteção baseadas na comunidade, incluindo proteção civil desarmada. - Programas Humanitários e de Consolidação da Paz em Conflitos Urbanos (20 créditos)
O foco nos espaços urbanos torna-se cada vez mais importante para a eficiência das ações humanitárias, mas apresenta novos desafios, pois as tradições humanitárias e de desenvolvimento geralmente se concentram em 'espaços abertos' e ambientes rurais. Nos conflitos urbanos, todas as linhas se confundem e a programação precisará levar isso em conta. Os conflitos têm um impacto particular na forma como as pessoas produzem, compreendem e habitam espaços e lugares. A reconstrução de alguns vínculos sociais e o estabelecimento de comunidades nos locais se tornarão um dos elementos-chave na transformação de conflitos e nos programas humanitários. Por meio de métodos de pesquisa-ação, podem ser investigadas questões relacionadas a ambientes urbanos e especificidades de projetos humanitários. - Pesquisa de Conflito e Pós-conflito: Métodos e Ética (10 créditos)
Projeto final
Módulos obrigatórios
- Estudo / Dissertação baseado na prática (50 créditos)
A dissertação é um grande trabalho que permite explorar uma questão ou tema em profundidade. A dissertação é um trabalho autodirigido, onde o orientador desempenha o papel de orientador, apoiador e questionador.
Módulos opcionais
- Estudo Independente (20 créditos)
Aprender e ensinar
Este programa baseia-se na aprendizagem auto-dirigida e em fortes ferramentas de ensino interativas, tanto na orientação entre pares como na orientação dos tutores.
Você aprenderá no local de trabalho, usando casos práticos por meio de pesquisa-ação ou estudos de caso; particularmente em 'aprender fazendo', 'auto-reflexão' e 'teste de teorias de ação'.
O curso mescla o conhecimento baseado na prática de profissionais de campo com resultados de pesquisa de acadêmicos orientados para a prática. Utilizamos estudos e teorias de:
- Ciências Sociais
- estudos de paz e conflito
- humanidades
- Ciências Políticas
- lei
- planejamento urbano
- arquitetura.
UNITAR e Brookes têm experiência considerável em fornecer educação humanitária a atores humanitários em operações de campo. A percepção de programas de educação anteriores em ambientes semelhantes mostra que os alunos estão frequentemente sob estresse constante, trabalhando em condições adversas e com acesso limitado à Internet.
Como resultado, uma variedade de ferramentas de aprendizagem são aplicadas em cada módulo.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de Carreira
Este curso é ideal para uma carreira na área da ação humanitária, transformação de conflitos ou áreas afins, tais como:
- Funcionários públicos ou diplomatas responsáveis por assuntos humanitários
- académicos que ensinam práticas humanitárias
- jornalistas que procuram uma melhor compreensão das questões humanitárias
- Militares dispostos a ser destacados num campo de operação em que decorrem acções humanitárias.