Master in Impact Economy - Metodi e Strumenti Di Valutazione D'impatto Multidimensionale
Rome, Itália
DURAÇÃO
12 Months
LÍNGUAS
Italiano
RITMO
Período integral
PRAZO DE MATRÍCULA
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
TAXAS DO PROGRAMA
EUR 1.600
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Admissões
Currículo
A metodologia de ensino utilizada para a realização do curso é inteiramente em e-learning e inclui as aulas dos professores, metadadas e indexadas, com os respectivos materiais didáticos disponíveis para download online. O aluno acompanha as aulas quando quiser - 24 horas por dia página 4
- como você quiser – PC, tablet, smartphone – no modo escolhido – vídeo/áudio vídeo, streaming de áudio/download de MP3.
As provas serão realizadas remotamente, com Google Meet, por escrito, mediante aplicação de prova de resposta única. Estão previstas duas provas intermediárias: a primeira para os módulos 1, 2, 3 e 4, a segunda para os módulos 5, 6 e 7. Para apoiar a atividade docente representada pelas videoaulas, serão realizados web seminários, atividade realizada em síncrono, que incluem vários tipos:
- webinar temático, no qual serão propostas análises aprofundadas dedicadas a alguns temas de particular interesse e atualidade, de forma a dinamizar o ensino, promovendo também espaços interativos de discussão entre professores e alunos;
- webinários de discussão, que incidirão sobre temas teóricos retirados do programa, sobre os quais os cursistas serão convidados a propor o seu próprio ponto de vista com base nas experiências adquiridas nas respetivas organizações, de forma a promover dinâmicas de aprendizagem proativas, capazes de revelar o principais implicações e potencial de aplicação das teorias estudadas.
- Para explorar plenamente as oportunidades ligadas ao ensino interactivo online, serão também utilizadas as seguintes ferramentas:
- wiki, para construir em conjunto com os alunos “árvores” hipertextuais de conhecimento partilhado, onde os contributos teóricos possam ser integrados com contributos empíricos propostos por todos os cursistas, que assim poderão enriquecer mutuamente os seus percursos de aprendizagem;
- fórum, no qual o professor (mas também os próprios alunos) pode lançar provocações ao debate sobre temas específicos ou mais gerais abordados no âmbito da unidade curricular, mas também sobre iniciativas que visem incentivar a aprendizagem crítica e interativa, como é o caso da discussão de estudos de caso ou uma releitura problemática da atualidade ligada aos temas teóricos do curso;
- chat, pode ser aberto a qualquer momento a critério do professor, do tutor ou a pedido dos alunos.
- O ensino leva em consideração a necessidade de desenvolver não só conhecimentos, mas também de utilizar ferramentas e comportamentos profissionais, com as seguintes características:
- atividades de projetos de campo visando verificar a capacidade de aplicação de metodologias e técnicas em situações reais;
- depoimentos e estudos de caso.
Trabalho de projeto, exame final e título
Durante o curso de mestrado, cada participante deverá organizar e realizar um trabalho de projeto de formação profissional. O trabalho de projeto (estudo, experimentação, investigação) é uma atividade complexa e estruturada que inclui o planeamento e implementação de pesquisas de campo visando a aplicação dos conhecimentos adquiridos a casos concretos.
A duração do trabalho de projeto corresponde a 375 horas (por 15 UFC) de atividade do aluno, considerando o seu empenho global, ou seja, investigação, estudo, interação com o docente e tutor, redação e discussão final. As fases do trabalho do projeto podem ser identificadas como:
- concepção do projeto e sua partilha;
- construção de objetivos estratégicos e avaliação da coerência entre missão e projeto;
- definição formal do projeto, bem como seu planejamento e cronograma com atribuição e organização de recursos;
- ferramentas, metodologias e critérios de monitorização e avaliação.
A escolha do tema do trabalho final deverá ser feita pela Direção e pelo Coordenador do Mestrado, de acordo com os métodos definidos. O trabalho final será submetido à avaliação da Comissão para obtenção do título de Mestre. A votação será expressa em cento e décimos. Após a avaliação positiva do trabalho final pela Comissão de Mestrado, a Universidade emitirá o diploma de Mestrado Universitário de 1º nível em "Economia de Impacto
- Métodos e ferramentas de avaliação de impacto multidimensional”, com atribuição de 60 créditos universitários (CFU).
programa
- O programa do curso prevê a obtenção de 60 créditos divididos da seguinte forma: 7 módulos nos seguintes temas:
- Módulo 1: Introdução à avaliação: conceitos e objetivos, as diferentes lógicas de avaliação (SECSP/02, 2 CFU; SECSP/01, 2 CFU)
- Módulo 2: Avaliação de impacto para empresas (SECS/P-08, 9 UFC)
- Módulo 3: Modelagem de projetos e avaliação de impacto de projetos (SECS/P07, 8 CFU)
- Módulo 4: Avaliação de impacto para financiamento responsável e mútuo (SECSP/07, 4 CFU SECSP/01, 4 CFU)
- Módulo 5: Avaliação de impacto para administrações públicas (SECSP/02; 4 UFC)
- Módulo 6: Administração compartilhada e avaliação de ETS e comunidades (SECSP/03, 6 créditos)
- Módulo 7: Avaliação de impacto para startups e certificação de competências (SECSP/02, 6 CFU)
Serão concedidos 15 créditos pelo trabalho do projeto
Taxa de matrícula do programa
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.