Mestrado Online em Comunicação Cultural
VIU - Universidad Internacional de Valencia
Informação chave
Localização do campus
Valencia, Espanha
Idiomas
Espanhol
Formato de estudo
Ensino a Distância
Duração
1 ano
Ritmo
Período integral
Propinas
Solicitar Informações
Prazo para inscrição
Solicitar Informações
Data de início mais cedo
Solicitar Informações
Introdução
Vivemos em uma sociedade culturalmente complexa, marcada por ambientes mutáveis e instáveis. Mudanças climáticas, desenvolvimento de inteligência artificial, sustentabilidade, mudanças nos padrões sociais e sistemas de valores, tradições e crenças são apenas alguns dos desafios que enfrentamos como espécie.
Comunicar com clareza esses desafios é essencial para a construção de sociedades bem informadas, capazes de tomar decisões e agir de forma crítica. Por isso, é fundamental que os profissionais responsáveis pela construção das histórias e que contribuem com as estratégias de mudança sociocultural sejam capazes não só de preparar os conteúdos, mas também de analisá-los criticamente e compreender suas particularidades e contexto. Também entendendo a responsabilidade de ser um profissional de comunicação e participar da criação das histórias que moldam nossos mundos.
Por isso, devem ser capazes de aplicar competências próprias da comunicação cultural e da comunicação social, compreendendo as dinâmicas que operam na interseção entre criação, consumo, realidade e mudança social, e como afetam a construção do nosso dia-a-dia vidas a curto, médio e longo prazo.
O que torna este Mestre único?
- Abordagem única de treinamento na encruzilhada da comunicação social e cultural, com a qual você se especializará nos campos da sociedade e da cultura.
- Metodologia de treinamento baseada nos desafios que você deve enfrentar em sua prática profissional na sociedade atual. Estude como você vai trabalhar.
- Formação em comunicação intercultural em contexto empresarial, nicho em alta no mercado de trabalho internacional.
- Concepção atualizada do jornalismo: a comunicação social e cultural não apenas transmite informações, mas também é sensível às necessidades éticas de uma sociedade diversificada.
- Abordagem holística da cultura que vai além da “cultura de elite”. Você aprenderá a comunicar questões complexas de forma clara e para um público amplo, criando um impacto real, longe das 'câmaras de eco'.
- O plano de estudos permite iniciar o doutoramento: o TFM é uma primeira aproximação a uma tese.
- Você terá amplas oportunidades profissionais que vão desde o campo jornalístico ao institucional, passando pela administração pública ou pesquisa.
- Você desfrutará de seminários com profissionais e especialistas sobre as últimas tendências e modas em comunicação social e cultural, como storytelling, ativismo de marca, Tik Tok, gamificação da cultura, etc.
- Você será treinado com a perspectiva da comunicação como técnica, mas também como agente de mudança.
Por que estudar na VIU?
Suporte técnico à sua disposição
Oferecemos suporte em qualquer incidente informático ou na configuração dos nossos sistemas.
Aulas online em vários dispositivos
Aulas online ao vivo, além disso, estas são gravadas para que você possa visualizá-las quando quiser.
Tutoriais personalizados
Você sempre terá contato direto com seus professores. Você pode organizar tutoriais privados para responder às suas perguntas.
Orientação acadêmica
Um orientador acadêmico irá acompanhá-lo com a missão de conhecê-lo, orientá-lo e motivá-lo a alcançar seus objetivos.
Alunos ideais
Poderão acessar o Master pessoas que se encontrem em alguma das seguintes situações:
- Ser titular de Licenciatura, Diploma ou Licenciatura na área da Comunicação.
- Certificar pelo menos 2 anos de experiência profissional em uma das oportunidades profissionais que compõem o perfil de graduação do programa de formação.
Também poderão aceder ao programa de formação licenciados, titulares de diplomas ou licenciados da área das Ciências Sociais ou da área das Artes e Humanidades, realizando os 6 créditos ECTS que correspondem aos complementos de formação de Teorias da Comunicação.
Currículo
O Mestrado em Comunicação Social e Cultural para Desafios Contemporâneos* foi criado para formar esses profissionais. Seu plano de estudos fornece as ferramentas conceituais e técnicas necessárias para reconhecer os desafios da sociedade atual, analisá-los criticamente e gerar discursos de valor.
Da Faculdade de Letras, Humanidades e Comunicação da VIU, procuramos ensinar não só como comunicar, mas também como pensar a comunicação como agente de mudança e ação. Conseqüentemente, com este mestrado você obterá o conhecimento técnico e criativo necessário para gerar mensagens influentes e significativas.
A perspetiva intercultural e social deste mestrado é fundamental e diferenciadora, não só porque a comunicação social é um processo cultural, mas porque os projetos culturais geram inovação social. Assim, este mestrado permitir-lhe-á obter o perfil necessário para criar um impacto visível e real através da sua prática profissional.
Através da perspectiva social, você adquirirá competência intercultural e uma concepção da comunicação como agente de mudança social, tanto na sua vertente institucional como na esfera informativa dos meios de comunicação.
Por sua vez, a comunicação cultural irá fornecer-lhe tanto ferramentas teórico-conceituais críticas como ferramentas técnicas e práticas para exercer a comunicação e a crítica cultural no contexto do mercado cultural atual.
Com este título você obterá:
- Ser capaz de analisar e interpretar os desafios sociais e culturais do mundo atual.
- Pensar criticamente a partir de diversas perspectivas sobre a realidade cultural, social e tecnológica em mudança.
- Compreender os contextos políticos, institucionais e empresariais em que se desenvolvem a comunicação social e a comunicação cultural.
- Adquirir as ferramentas teórico-conceituais e técnicas que lhe permitirão gerar mensagens relevantes sobre a realidade social e cultural.
- Desenvolver e gerenciar projetos de comunicação social e cultural dentro e fora das empresas.
- Adquirir competências na concepção de um projecto de investigação com abordagem interdisciplinar.
- Alcançar um compromisso ético e humanístico que o faça agir com vistas ao bem-estar social e à preservação do sistema democrático.
*Programa em processo de verificação para Mestre Oficial
Especializações
investigador
Nesta especialização, você se concentrará na pesquisa interdisciplinar em comunicação. Você adquirirá conhecimento em teorias e metodologias, bem como experiência na criação de projetos de pesquisa.
Você receberá treinamento especialmente focado em como são as fases de concepção de um projeto de pesquisa, enfatizando como abordar a complexidade da abordagem interdisciplinar que a pesquisa em comunicação exige.
Profissionalizando
Nesta especialização, você abordará os diferentes papéis possíveis que o gestor de comunicação adota em empresas que estão incorporando competência intercultural tanto em suas estratégias de produção quanto em seus ambientes de trabalho. Você será treinado nas necessidades de comunicação de uma empresa no que diz respeito à sua diversidade interna e externa. Habilidades que estão em alta demanda no ambiente global.
Oportunidades de Carreira
Este mestrado confere-lhe um perfil profissional com amplas oportunidades profissionais, que vão desde a área jornalística à área institucional, passando pela administração pública ou pela investigação. Os profissionais de comunicação são procurados não só nos meios de comunicação tradicionais, mas também em espaços institucionais e empresariais, em projetos sociais, culturais e do terceiro setor, em empresas e até como empreendedores sociais.
- Responsável por projetos de comunicação em fundações, ONGs, associações profissionais e de cidadãos, bem como outros espaços do Terceiro Setor; além de instituições públicas e privadas.
- Responsável pelo gabinete de comunicação e planos de formação num ambiente de negócios intercultural.
- Empreendedorismo social no setor da comunicação.
- Pesquisas em comunicação social e cultural em universidades e em setores de organizações públicas e da Administração em geral, nas quais são necessários especialistas e estrategistas para ajudar a compreender a complexa realidade dos processos de comunicação.
- Especialistas em comunicação social e cultural em consultorias e empresas privadas.
- Jornalistas especializados em questões sociais e culturais, bem como em comunicação cultural e social digital, em mídia impressa ou digital
- Gestores de comunicação em projetos culturais e sociais de competitividade pública e a nível nacional e europeu
- Diferentes cargos em departamentos de comunicação de empresas e entidades culturais: editoras, centros de arte, produtoras e distribuidoras de cinema, teatro ou música, fundações, feiras de arte, festivais...