Ethica Institute Of Islamic Finance

Introdução

Leia a Descrição Oficial

Acreditamos que o interesse é a causa raiz da maioria dos problemas do mundo.

Se não tivéssemos juros compostos, não precisaríamos de crescimento composto. E se não precisássemos de um crescimento composto, não teríamos a maior parte da pobreza induzida por dívida, guerras de fome de recursos e mudança climática descontrolada que vemos agora. Especialistas dizem que até mesmo nossa atual pandemia é o resultado do declínio da biodiversidade, em grande parte impulsionado por uma mentalidade de crescimento voraz. Todos os juros - sejam juros simples ou compostos, seja a taxas muito baixas ou muito altas - crescem tão rápido que simplesmente não conseguimos acompanhar.

Precisa de um exemplo? O Brasil é o lar da bela floresta amazônica. Esta maravilha exuberante nos fornece um quarto do oxigênio do mundo. Infelizmente, esta floresta desaparecerá em nossas vidas. Por quê? Assim, o Brasil pode pagar US $ 200 bilhões em dívidas. Quão? Com madeira.

Ou veja um exemplo mais perto de casa. Você ou alguém que conhece está arrasado por uma dívida pessoal crescente? 43% de todas as famílias americanas agora gastam mais do que ganham a cada ano. E esse problema piora a cada ano para milhões de famílias em todo o mundo.

Acreditamos que haja uma conexão entre os interesses e muitos dos problemas do mundo. E acreditamos que as finanças islâmicas podem ajudar a resolver alguns desses problemas.

Mas, para que isso aconteça, precisamos de duas coisas: a letra da lei e o espírito da lei. Para que a letra da lei funcione, as finanças islâmicas precisam seguir alguns padrões mínimos básicos. Padrões que não serão levados a sério a menos que os bancos centrais comecem a retirar algumas licenças.

O melhor padrão do setor - de fato em mais de 90% das jurisdições financeiras islâmicas do mundo - é AAOIFI (pronuncia-se "ao-fee"), que significa Organização de Contabilidade e Auditoria para Instituições Financeiras Islâmicas. AAOIFI reúne estudiosos de todo o mundo que concordam com os padrões da Shariah. E porque AAOIFI fornece padrões mínimos, se não AAOIFI compatível com AAOIFI , provavelmente não é compatível com Shariah. Como disse um estudioso: "A coisa mais próxima que temos de Ijma (consenso acadêmico) em finanças islâmicas é AAOIFI ." Ijma , como você sabe, é a maior fonte de evidências depois do Alcorão e dos hadiths na jurisprudência islâmica tradicional. Acreditamos que seguir os AAOIFI Shariah da AAOIFI - e questionar se seu banco, acadêmico ou instrutor os está seguindo - é um bom ponto de partida para seguir a letra da lei.

Mas não podemos parar por aí. As finanças islâmicas também precisam seguir o espírito da lei.

Precisamos promover estruturas baseadas na igualdade, como Musharakah e Mudarabah, e reduzir nossa dependência de estruturas convenientes como Murabaha. Precisamos eliminar Tawarruq . E em um nível mais amplo, precisamos abordar o problema maior dos bancos de reserva de dívida fracionária. Por que os bancos emprestam dinheiro que não têm? E ganhar dinheiro com dinheiro que não existe? Isso faz sentido?

Embora a realidade seja que os bancos não irão embora tão cedo, um primeiro passo para desafiar o sistema bancário de reservas fracionárias de dívida é estabelecer uma moeda baseada em ouro reconhecida globalmente. Isso força imediatamente o mercado a vincular as transações aos ativos em vez de basea-las em meros números dentro dos computadores.

Então, por onde começamos com a promoção da lei na letra e no espírito?

Acreditamos que começa com você e eu.

Se você tiver uma conta em um banco convencional, transfira seu dinheiro para um banco islâmico. Se não houver bancos islâmicos em seu país, abra uma conta no exterior em um país que tenha.

Se você é um banqueiro, pode começar a fazer duas coisas em seu banco: 1) verificar se os produtos de seu banco estão em conformidade com AAOIFI . Os padrões mais recentes estão disponíveis em www. AAOIFI .com ; e 2) começar a mudar para Musharakah e Mudarabah para uma variedade de atividades que vão desde gestão de liquidez a financiamento comercial. E se o seu banco não oferece financiamento islâmico, comece a perguntar por quê.

Se você é um regulador e as finanças islâmicas já são praticadas em sua jurisdição, pressione os bancos a seguirem a AAOIFI ou arrisque-se a ter suas licenças suspensas. Em um nível mais amplo, apoie a indústria islâmica de microfinanças. Se as finanças islâmicas ainda não alcançaram sua jurisdição, promova a conscientização com treinamento e iniciativas educacionais.

Se você é um empresário, provavelmente tem uma habilidade que a indústria financeira islâmica poderia usar. Sonhe grande: crie uma empresa, uma instituição de base comunitária, uma moeda local, uma vila com preocupações ecológicas ou um produto inovador. Na maioria dos países, as pessoas ainda carecem de alternativas sem juros para financiamento doméstico, educacional e de saúde. Por que é mais fácil emitir um Sukuk de um bilhão de dólares do que levantar um único centavo para um financiamento educacional conforme a sharia? Como podemos operacionalizar melhor o Zakah? Como construímos modelos de confiança de propriedade da comunidade baseados em Waqf?

Se você é um estudante, aprenda finanças islâmicas. Pense além do plano de carreira padrão e considere seriamente começar algo por conta própria. Faça o que você ama e o sucesso virá.

E se você é um educador tentando - como nós - mudar as finanças islâmicas para melhor, seja paciente. Mudanças duradouras levam anos, geralmente décadas. Resista à tentação de "jogar o bebê fora com a água do banho" e rejeitar todas as finanças islâmicas. A indústria ainda é um trabalho em andamento com um longo caminho a percorrer. Faça parte desse progresso, em vez de embarcar em uma nova teoria econômica estonteante que deixa o cliente médio coçando a cabeça se perguntando como financiar uma pequena casa para sua família. Apenas promova Diminishing Musharakah , por exemplo. O ambiente estrutural mais profundo que as finanças islâmicas herdam - banco de reserva de dívida fracionária, moeda fiduciária - não é resolvido pela substituição de produtos. Eles são resolvidos pela substituição de sistemas: moedas baseadas em ouro emitidas por bancos centrais islâmicos.

Acreditamos que este século - na verdade, os próximos anos - será como nada antes. O aquecimento global significará menos comida e água. O pico do petróleo significará menos energia. E repetidas crises financeiras significarão menos certeza. Podemos jogar nossas mãos para o alto e ir embora com resignação. Ou podemos identificar a raiz dos problemas e fazer algo a respeito. Deus apenas nos torna responsáveis por nossas ações. Ele cuida dos resultados.

Acreditamos que é hora de questionar abertamente o paradigma baseado em juros e promover o financiamento sem juros como a alternativa comprovada. A hora chegou. Mas o primeiro passo para questionar um paradigma e oferecer uma alternativa é educar-se.

Só então você vai acreditar. Porque se você acreditar, então todos os outros acreditarão.

Locais

Dubai

Address
Dubai, Dubai, Emirados Árabes Unidos

Bolsa de estudos Keystone

Confira as opções que nossa bolsa de estudos pode oferecer a você