Uninettuno University - Atheneum Liberal Studies

Introdução

Leia a Descrição Oficial

A Universidade Telemática Internacional UNINETTUNO, criada pelo decreto de 15 de abril de 2005 do Ministério Italiano de Educação, Universidade e Pesquisa, oferece títulos acadêmicos com valor legal na Itália, Europa e nos Países do Mediterrâneo, para o primeiro ciclo (bacharelado). graus, graus de especialização (mestrado), doutorado e mestrado. Na Universidade Telemática Internacional, os ilustres palestrantes da UNINETTUNO de importantes universidades de todo o mundo ministram seus cursos nos espaços reais e virtuais baseados na Internet em italiano, árabe, inglês e francês.

Um sonho que se tornou realidade: com a UNINETTUNO você pode frequentar sua universidade de onde você estiver, sem mais limites de espaço e tempo.

História

A UNINETTUNO tem origem no modelo de formação da NETTUNO - Network per l'Università Ovunque, um consórcio de 43 universidades italianas e estrangeiras com as quais, desde 1992, milhares de estudantes italianos e estrangeiros obtiveram um diploma universitário à distância graças à televisão e à Internet. Atualmente, muitas dessas universidades colocam à disposição da UNINETTUNO instalações físicas, como laboratórios para a realização de trabalhos de pesquisa e atividades de treinamento, bibliotecas, salas equipadas com PCs e salas de aula para organizar sessões de exames presenciais para os alunos. A UNINETTUNO tem origem também no sucesso internacional do Projecto Med Net'U (Rede Mediterrânea de Universidades), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa EUMEDIS, destinado a criar uma Universidade de Distância Euro-Mediterrânica.

Com a Med Net'U foi criada uma rede de 31 universidades de 11 países da Área Euro-Mediterrânea (Argélia, Egito, França, Jordânia, Grécia, Itália, Líbano, Marrocos, Síria, Tunísia e Turquia). O desenvolvimento de Med Net'U desde o projeto até o sistema foi apoiado pelos governos dos países parceiros. Na realidade, a 29 de Janeiro de 2006, no âmbito da Conferência Catania 3 para a realização de um “Espaço Euro-Mediterrânico do Ensino Superior e da Investigação”, 14 Ministros do Ensino Superior de vários países mediterrânicos, assinaram uma declaração comum pela qual declarou seu objetivo de fortalecer o sistema de ensino à distância dos países do Mediterrâneo, expandindo os resultados obtidos através do Projeto Med Net'U.

A força e o processo de crescimento da UNINETTUNO são inquestionavelmente representados pelo fato de que rapidamente conseguiu adquirir um papel significativo em nível internacional ao concluir acordos com os países da Europa, Estados Unidos, América Latina, China, Rússia, Geórgia e Iraque. . Foram assinados acordos muito importantes com os países da região do Mediterrâneo, em especial com o Egipto, Marrocos, Síria e Tunísia.

Estrutura de rede

Centro Internacional de Coordenação

A estrutura organizacional da UNINETTUNO aparece como estrutura de “rede”: um Centro de Coordenação e Polos Tecnológicos e Centros de Produção, localizados nos territórios nacional e internacional, interligados por redes informatizadas e também pela transmissão e recepção de antenas parabólicas. Atualmente, a UNINETTUNO pode contar com os polos tecnológicos já instalados na Itália, bem como com as instalações e tecnologias de 31 polos tecnológicos e 9 centros de produção, instalados nos campi das universidades e nos centros de treinamento vocacional do Projeto Med Net'U. parceiros e sediada em 11 países da área euro-mediterrânica.

Pólos Tecnológicos

São estruturas de treinamento equipadas com novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) deslocadas nos territórios nacionais e internacionais que disponibilizam aos alunos todas as tecnologias necessárias para seguir os cursos por meio de distância, participar das atividades de treinamento por videoconferência e tomar as provas.

Centros de Produção

São estruturas equipadas com todo o equipamento necessário para produzir conteúdos educacionais multimídia baseados na Internet, disponíveis no portal didático, que é o primeiro portal de ensino a distância do mundo que foi realizado em quatro idiomas (árabe, inglês, francês e italiano).

Faculdades

As faculdades têm tarefas institucionais previstas pelo Estatuto e promovem o desenvolvimento de programas de pesquisa.

Cursos de graduação

Os cursos de graduação têm a função de definir o Programa de Estudos, os modos de realização de exercícios práticos e exames, a avaliação da qualidade dos materiais educativos realizados pelos Centros de Produção localizados nos territórios nacionais e internacionais; a coordenação das atividades de tutoria, a avaliação da qualidade de todos os serviços educacionais entregues por meio das novas tecnologias.

Como estudar

Há uma área dedicada: o ciberespaço didático, onde o ensino e a aprendizagem ocorrem em cinco idiomas: italiano, árabe, inglês, francês e grego. O ambiente de aprendizado baseado na Internet é transferido diretamente para a mesa do aluno: lições, produtos multimídia, bancos de dados, exercícios, sistemas de avaliação e auto-avaliação, tutoria on-line, fóruns, chats, wikis temáticos.

Ambiente de aprendizagem

Na Página do Professor Indicador e na Página do Professor estão incluídos os Ambientes de Aprendizagem onde você pode encontrar os Materiais Educacionais que representam o conteúdo do curso:

Videoteca

As lições em vídeo digitalizadas são o ponto de partida do processo de aprendizagem. Cada vídeo-aula digitalizado é estruturado em vários assuntos e é indexado para permitir que o aluno acompanhe toda a aula em vídeo ou selecione o assunto que ele deseja estudar com maior profundidade. Cada disciplina está vinculada de forma hipertextual e multimídia a ensaios, livros, textos de exercícios, bibliotecas virtuais, listas de sites (links para sites relacionados ao assunto que foram selecionados pelos professores e tutores).

Exercícios online

Esta seção inclui exercícios interativos on-line vinculados aos tópicos tratados nas videoaulas.

Laboratório virtual

É um ambiente no qual o aluno integra a teoria à prática por meio de um processo de “aprender fazendo”.

Pessoal docente

Como já previsto pelo art. 15 do Estatuto e conforme estabelecido no Regulamento Geral da Universidade, aprovou o meu MIUR no dia 16 de março de 2013, no CAPÍTULO III “Didática e Corpo Docente”, art. 17 “Corpo Docente e Pesquisadores”, parágrafo 3 e seguintes:

“O corpo docente, referido no artigo 15.º do Estatuto, que desempenha funções didácticas e de investigação de acordo com os modelos de formação das Universidades Telemáticas através de telemática e redes de satélite (Internet, televisão e sistemas de videoconferência) é dividido de acordo com as seguintes tipologias ”:

  • Professores da área, que coordenam as atividades didáticas para cada assunto.
  • Professores autores dos conteúdos, que realizam as videoaulas e conteúdos de design e os materiais a serem incluídos nos ambientes de aprendizagem do portal didático;
  • Tutores, que verificam o progresso de aprendizado dos alunos usando as tecnologias.
Essa escola oferece programas em:
  • Inglês

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